Cuidar de processos primordiais como o fluxo de caixa, controle de vendas e gestão tributária tomam muito tempo e esforço, ainda mais quando o trabalho não está bem organizado.
Com tudo acontecendo ao mesmo tempo, nem sempre é fácil manter o controle das responsabilidades e garantir o equilíbrio financeiro ideal.
Mas essa deveria ser a prioridade para qualquer lojista, pois a saúde financeira é condição fundamental para sobreviver e lucrar no mercado.
Para acertar na gestão financeira e contábil, você precisa se familiarizar com a área e contar com as pessoas e processos certos.
Vamos por partes:
Ao final da leitura, os erros ficarão no passado, e você saberá como melhorar os resultados daqui em diante.
Alguns erros dos lojistas são fatais nos resultados financeiros e contábeis da empresa.
Por isso, é essencial prevenir esses deslizes.
Para não correr riscos, confira os 5 principais erros e evite a todo custo.
Um dos erros mais elementares no varejo é falhar no controle de vendas, que consiste no registro e monitoramento de tudo que é vendido por período.
É a partir do controle de vendas que o lojista consegue controlar o orçamento, manter o estoque em dia, ficar de olho em fluxo de caixa e capital de giro, bem como identificar padrões, ajustar o mix de produtos e conhecer melhor os clientes.
Além disso, somente uma previsão de vendas acurada pode guiar o planejamento financeiro e contábil da empresa.
A gestão do estoque é fundamental para gerar o inventário dos materiais e informações precisas sobre entradas e saídas.
Por meio do controle de estoque, é possível ter uma percepção mais clara sobre as vendas e organizar as compras para manter os produtos sempre disponíveis.
Porém muitos lojistas são desorganizados nessa área e acabam enfrentando rupturas no estoque, além de causar problemas fiscais por conta de irregularidades no inventário.
A contabilidade de custos é outra área que costuma ser alvo dos erros dos lojistas, que nem sempre se preocupam em analisar os gastos do negócio.
Basicamente, essa função contábil organiza os custos e despesas da empresa, fixos e variáveis, para definir as margens de lucro e contribuição adequadas.
A partir dessa análise, a formação do preço de venda é definida com mais precisão, visando a lucratividade da empresa.
Os erros no processo podem comprometer as receitas e deixar a loja no vermelho.
As rotinas financeiras são de vital importância para manter a saúde do negócio, mas a gestão das finanças ainda é um desafio para muitos lojistas.
Segundo dados do Serasa, publicados na Folha em 2017, um terço das empresas brasileiras enfrentam dificuldades financeiras.
Boa parte desse endividamento é causada pela má gestão, que dificulta tarefas tão básicas quanto o controle de contas a pagar e a receber.
Por fim, a falta de conhecimento dos lojistas a respeito dos dados contábeis é um problema frequente, que prejudica a capacidade de tomar decisões assertivas.
Muitos nem sabem responder se a empresa está dando lucro ou prejuízo, ou se já alcançou seu ponto de equilíbrio.
Logo, compreender a contabilidade gerencial é urgente para retomar o controle financeiro da empresa.
Para uma contabilidade eficiente, o único caminho possível é aprofissionalização da gestão, envolvendo pessoas e processos.
O ideal é contar com profissionais competentes e especializados no varejo, além de uma infraestrutura tecnológica que atenda às necessidades financeiras e contábeis da empresa.
Para isso, a loja tem duas opções: contratar uma equipe própria ou terceirizar a gestão financeira e contábil.
A principal vantagem de contar com uma equipe interna é garantir a agilidade e o domínio sobre as informações do negócio, mas os avanços do mercado de BPO (Business Process Outsourcing) financeiro também são animadores.
Isso porque a contratação de empresas especializadas facilita o acesso às últimas tendências e melhores práticas de gestão, além de reduzir custos e construir parcerias de longo prazo.
No caso da contabilidade, contratar um profissional ou empresa continua sendo uma opção segura e viável, ainda mais com a evolução notável do setor.
Para você ter uma ideia, a profissão de contador é a quarta que mais cresce no mundo, com mais de 77 mil empresas e profissionais registrados no Conselho Federal de Contabilidade.
Para escolher seu profissional ou serviço de contabilidade, você deve levar em conta três critérios: afinidade com o segmento, experiência e perfil consultivo.
Naturalmente, é uma vantagem contar com profissionais que já entendem do ramo do negócio, enquanto a função de consultoria é obrigatória para contadores modernos.
Contra os erros dos lojistas, o melhor antídoto é ter um contador parceiro para ir além das rotinas burocráticas e contribuir com a gestão do negócio.
Entre os erros dos lojistas, também estão as falhas com as obrigações fiscais.
Por isso, é fundamental contratar profissionais que acompanham as mudanças nos impostos.
Atualmente, o Estado avança com o SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital que monitora as atividades das empresas em tempo real.
O governo já controla toda a movimentação de entrada, saída e devolução de mercadorias por meio das notas fiscais eletrônicas, fiscalizando de perto para evitar qualquer fraude.
A novidade mais recente foi a obrigatoriedade de enviar informações trabalhistas online pelo eSocial, um sistema dedicado às escriturações previdenciárias e trabalhistas.
A contabilidade se transformou no mesmo ritmo da Quarta Revolução Industrial, acompanhando tendências como a computação em nuvem, inteligência artificial e Big Data.
Como resultado, temos um novo perfil profissional de contadores: consultivos, inteirados no mundo digital e prontos para atuar como parceiros estratégicos da empresa.
A contabilidade digital já está automatizando tarefas e simplificando processos, para que os profissionais usem seu tempo para contribuir com informações valiosas para o sucesso do negócio.
Assim, os contadores deixaram de agir como despachantes e passaram a oferecer insights para a tomada de decisão dos lojistas.
Esse novo profissional pode ajudar você a dominar os números do negócio, controlar o estoque, definir o público-alvo e aprimorar todos os critérios de gestão.
Para afastar de vez os erros dos lojistas, também há plataformas inovadoras como a Conta Azul, que integra toda a gestão contábil e conecta contadores e empresas em tempo real.
Com um contador de confiança e as ferramentas certas, você terá um braço direito para alcançar objetivos e apoio profissional para melhorar todos os pontos da gestão.
Assim, não haverá espaço para erros na área que define o crescimento do seu negócio.
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