As opções de hospedagem pelo Airbnb, plataforma que possibilita a comunicação entre viajantes e donos de imóveis, giram em torno de dois milhões e estão presentes em 190 países. De acordo com estudo da Boston University, cada aumento de 10% na atividade da empresa reflete em uma redução de 0,39% ao mês na receita dos hotéis. No Brasil, o serviço ultrapassou 95 mil anúncios e representa o quarto maior mercado da empresa no mundo. Diante desse cenário, como recuperar os clientes que estão migrando para o Airbnb? Claudio Cordeiro, diretor de Negócios da TOTVS, aponta cinco lições, observadas a partir do sucesso deste site de hospedagem, para os hotéis se inspirarem e aperfeiçoarem seus serviços:
1) Promover experiências de proximidade
Um dos focos de sucesso do Airbnb é o de oferecer ao hóspede a oportunidade de entrar no clima local. Alguns hotéis estão começando a se adaptar ao desejo de integração do hóspede e deixando de usar o padrão de classificação por estrelas, que obedece normas internacionais. Por exemplo: alterar o padrão de decoração dos quartos para que reflitam características culturais da cidade, assim como disponibilizar produtos como bebidas e itens de toalete produzidos localmente.
2) Diminuir a presença de intermediários nas decisões de hospedagem
A hotelaria precisa estar atenta às opções de se conectar com o cliente onde ele estiver, principalmente por meio de plataformas mobile friendly, ou seja, que possam ser acessadas via smartphone e facilitem a experiência de navegação do usuário. É preciso realizar reservas e encontrar informações claras sem intermediários e de forma segura. Um dos sucessos dos sites de hospedagem por temporada é facilitar esse contato, independentemente da mediação de terceiros, por meio de plataformas móveis amigáveis.
3) Flexibilizar horários e serviços
Oferecer a possibilidade de horários flexíveis para check in e check out pode fazer toda diferença para os hóspedes. Uma opção é estender o horário de saída aos domingos, dia em que a taxa de ocupação costuma ser mais baixa. Vale também criar opções em que o horário de funcionamento de facilidades, como piscinas e academia, não seja limitado. Oferecer um serviço de café da manhã com horário estendido e mais informal, reservando ao hóspede itens que ele pode se servir diretamente, é também uma boa opção para o viajante que busca, cada vez mais, se sentir em casa.
4) Ampliar a política de descontos
Se os preços oferecidos pela hospedagem alternativa são difíceis de acompanhar pela hotelaria tradicional, que arca com maiores custos estruturais e operacionais, o setor pode implantar uma política de descontos progressivos, premiando com menores preços quem se hospeda por mais dias. Isso também incentiva o aumento de nível de ocupação.
5) Divulgar vantagens e diferenciais
Uma das desvantagens de serviços como o Airbnb é não se responsabilizar pelos processos de check in e check out, condições de uso e cancelamento de reservas. Os hotéis devem realizar campanhas que reforcem seus diferenciais em serviços de hospedagem, como segurança e garantia na contratação da hospedagem. Divulgar as vantagens e a oferta de serviços adicionais (café da manhã, piscina, spa etc.) proporciona elementos para que os clientes avaliem melhor as opções disponíveis.
Via Totvs
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…