Confira todas as desvantagens de ser um profissional multitarefa e saiba como contornar esse problema
Muitas pessoas acreditam ser possível fazer dezenas de coisas quase simultaneamente. Ainda assim, quando você olha para o que eles estão trabalhando, geralmente está repleto de erros, problemas e esforços adicionais por conta do retrabalho.
Diversos estudos sobre já comprovaram que quem tenta fazer várias coisas de uma só vez perde mais tempo. Pode até ser possível fazer duas ou três atividades simultaneamente, o problema é ganhar tempo agindo dessa forma. A realidade é que existem pessoas que realmente conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas uma porcentagem muito pequena consegue de fato ser produtiva dessa maneira.
O fato é que o multitasking não necessariamente faz bem ao nosso cérebro. Na verdade, de acordo com a ciência, essa postura não apenas é capaz de comprometer o foco como também pode causar stress e diminuir as capacidades cognitivas. Por isso, confira a seguir as desvantagens de ser um profissional multitarefa e também como parar com esse hábito! Continue lendo:
Pode parecer um pouco estranho para algumas pessoas, mas você irá efetivamente concluir mais coisas se fazê-las individualmente. Além disso, você conseguirá fazê-las mais rapidamente, com menos erros e menos retrabalho. Por isso, antes de começar uma nova atividade, garanta que você concluiu completamente a tarefa anterior.
Logo pela manhã, estipule metas ligadas a horários de execução. Defina ao máximo possível suas atividades que precisam ser concluídas até o fim do dia. E claro, certifique-se de concluí-las antes de começar a navegar pelo Facebook, Twitter, e-mails, etc.
Uma mesa cheia de coisas é o sonho de todo profissional multitarefa. Muitas coisas aleatórias para pegar e para trabalhar ao invés de sua tarefa real. É importante manter sua mesa limpa de todas as coisas que possam atrapalhar, menos a tarefa na qual você pretende trabalhar.
A tecnologia é muito útil em todos os sentidos, especialmente para trabalhar de qualquer lugar que você esteja. Mas isso não significa que você deve fazê-lo. Além do mais, as notificações nas redes sociais podem atrapalhar e tirar seu foco enquanto estiver trabalhando Quando estiver no escritório, feche o e-mail, desligue o celular e deixe qualquer tecnologia desnecessária de canto.
Você não precisa ficar o tempo todo apenas focado o trabalho, sem descansos. Pelo contrário, você deve ter tempos definidos para poder relaxar e se distrair. Um cérebro descansado é muito mais capaz de manter o foco em uma atividade. Uma sugestão é manter 30 minutos de trabalho focado e 5 minutos de descanso. Fora desses intervalos, o ideal é manter quaisquer canais fora do alcance imediato para não atrapalhar a rotina.
Não comece a fazer aquela tarefa de apenas 2 minutos só porque ela é rápida ou fácil. Nem deixe tudo de lado para responder aquele e-mail entrando em sua caixa de entrada. Resista a permitir que as pequenas atividades interrompam o seu foco das grandes, pois pode levar mais tempo para você voltar a atenção ao trabalho anterior.
Por Abertura Simples
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…