Reforma tributária Entenda de maneira simples como ela vai funcionar / Imagem freepik
A reforma tributária brasileira, prevista para ser implementada em 2026, trará mudanças significativas para o planejamento patrimonial e sucessório. Considerada uma das mais abrangentes dos últimos 30 anos, a reforma tem como objetivo simplificar o sistema tributário nacional e reduzir desigualdades fiscais, com a substituição de diversos tributos atuais — como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS — por um único imposto sobre consumo, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A reforma ainda impacta diretamente a transmissão de bens: haverá alterações no ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e a inclusão de bens localizados no exterior na base de cálculo desse imposto.
Ludmila Corrêa, sócia e advogada especialista da Finvity, plataforma para planejamento financeiro, patrimonial e sucessório, aponta que “essas mudanças exigem atenção redobrada já em 2025, para que as famílias e seus consultores consigam adaptar suas estratégias com tempo suficiente”. Para se antecipar e traçar a melhor estratégia possível, é necessário estar atento aos principais pontos propostos, como:
A reforma tributária representa um marco na forma como os brasileiros lidam com a transmissão de bens e sucessões. Embora traga desafios, ela também cria oportunidade para revisar estratégias e adotar soluções mais eficientes. Planejar com antecedência, buscar orientação de especialistas e utilizar tecnologias que simulem cenários personalizados são passos essenciais para garantir uma sucessão tranquila e alinhada às novas regras. O momento de agir é agora!
Sobre a Finvity
Fundada em 2021, a Finvity é pioneira na elaboração de uma plataforma completa para planejamento financeiro, patrimonial e sucessório. Com uma abordagem simplificada auxilia profissionais das áreas jurídica e financeira a compreender seus clientes de forma mais aprofundada, permitindo a oferta de soluções jurídicas e financeiras personalizadas, de maneira rápida e eficiente.
Leia também:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…