Designed by @pressfoto / freepik
Todo empresário sabe a importância de manter suas notas fiscais organizadas corretamente para o fácil acesso e consulta, além da proteção contra possíveis problemas com a fiscalização desses documentos.
Segundo Gustavo Da Col, analista de sistemas e diretor da JETTAX, “a boa organização das NFe´s tem condições de promover o aumento da produtividade dos negócios, destinando o tempo que seria demandado com essa atividade, e para o envio adequado dos dados ao departamento de contabilidade, para o investimento em outros projetos da empresa”.
Pensando nisto, listamos 5 passos para você realizar uma boa gestão de suas notas fiscais.
Venha conferir!
1) Planeje-se: faça pastas organizadas e etiquetadas com os documentos impressos e tenha uma cópia de todas as suas notas em arquivos digitais também divididos, conforme ano, mês e categoria.
2) Armazene corretamente: realize uma separação entre as notas com 5 e mais de 5 anos. Os documentos mais velhos devem ser guardados em um arquivo morto. Já os mais novos devem estar armazenados apropriadamente para a consulta.
3) Trace metas: estabeleça pelo menos um dia por mês para baixar todas as suas notas fiscais e garantir o controle desses documentos, sem afetar o fluxo de atividades da sua empresa.
4) Invista em softwares de gestão: um bom sistema para a emissão de notas fiscais irá automatizar essa atividade, reduzindo o número de erros no preenchimento e envio dos documentos.
5) Facilite a comunicação: forneça um canal de comunicação aberta com o seu contador, para que o mesmo tenha acesso a todas suas notas fiscais, simplificando ainda mais os processos na gestão tributária do seu negócio.
Atenção as próximas informações para o envio de suas NF-e!
Existem alguns procedimentos que podem ser realizados quando houver erros na emissão das notas fiscais, conforme cada caso. Saiba quais são eles:
Diante de todas essas informações podemos observar a necessidade do preenchimento correto de todos os dados nas NF-e para evitar retrabalhos, burocracias e problemas com a lei.
Com isto, o auxílio de um software de gestão é a melhor alternativa para você automatizar essa atividade, ganhando mais agilidade nos processos contábeis e impedindo falhas humanas durante o processo.
A organização das notas fiscais é uma grande dor de cabeça para muitos empreendedores, mas com planejamento, um bom software de emissão e o suporte de um escritório de contabilidade, essa atividade se tornará ainda mais fácil e segura.
Para te ajudar durante esse processo, recomendamos que conheça os serviços da Contjet.
Com mais de 27 anos de atuação no mercado e um time de profissionais dinâmicos e comprometidos, o escritório de contabilidade Contjet está localizado em São Paulo e é responsável por cuidar de questões contábeis, tributárias e até mesmo trabalhistas de mais de centenas de empresas no Brasil.
Acesse ao site, conheça nossos serviços na área contábil e tenha ao seu lado uma equipe especializada e capacitada para todos os desafios.
Por: Contjet
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…