Imagem: upklyak / freepik
Durante o ano de 2023, o faturamento das vendas no e-commerce brasileiro alcançou a marca de R$80,4 bilhões no primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), e a expectativa é que atinja R$185,7 bilhões até o final do ano.
Esses números endossam o potencial de crescimento e, consequentemente, de inovação para empresas do setor de meios de pagamentos.
Leia também: Queda Inesperada: E-Commerces Registram Retrocesso Em 2023
Annia Gastélum, head de growth & marketing da WEpaymens, listou para o Jornal Contábil, algumas das principais tendências amplamente discutidas pelos principais especialistas nos maiores eventos da indústria mundo afora. Confira:
A explosão do uso de IA também se aplica ao mercado de meios de pagamento. Além de usar a tecnologia para a detecção de fraudes e análise de dados, a IA estará cada vez mais presente no desenvolvimento de produções e soluções tecnológicas, a fim de criar experiências cada vez mais personalizadas para os clientes.
A adoção das criptomoedas como meio de pagamento e a integração da tecnologia blockchain em sistemas financeiros vão ganhar cada vez mais destaque. Isso pode incluir o uso de stablecoins e o desenvolvimento de sistemas de pagamento mais eficientes e seguros.
Há uma crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, e isso pode se refletir em escolhas de pagamentos que apoiam práticas ambientalmente amigáveis. O Pix e os pagamentos digitais, por exemplo, têm causado impacto direto no meio ambiente, já que a redução na emissão de comprovantes impressos reduz drasticamente o número de papel.
Leia também: Confira As Tendências Para O E-Commerce Em 2024
O pagamento touchless (sem contato) é uma tendência impulsionada pela pandemia e continua em evolução. Além disso, com a tokenização de cartão e wallets, esse processo se torna ainda mais viável e ainda contribui para a segurança de transações online, já que tokens únicos substituem os detalhes do cartão.
O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.
A implementação de regulamentações de Open Banking em diversos países está facilitando o acesso a dados financeiros, promovendo a concorrência e incentivando a inovação em serviços de pagamento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…