Economia Mais
Mais de 4 mil vagas de emprego estão disponíveis em MG
Mais de 4 mil vagas de emprego estão disponíveis em MG
05/01/2022 15h27 Atualizada há 3 anos
Por: Gabriel Dau

Depois do período de turbulência causado pela pandemia Covid-19, os trabalhadores mineiros agora têm milhares de oportunidades de tentar entrar ou retornar ao mercado de trabalho na primeira semana de 2022.

Continua após a publicidade

Os 133 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em Minas geram 3.798 vagas, sendo 383 em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

São postos de trabalho com remunerações que variam de um a mais de cinco salários mínimos.

Na capital mineira, são 208 vagas. Por exemplo, existem 16 cargos para gerente de loja e supermercado, com ganhos entre dois e três salários mínimos. Já com remuneração um pouco menor, de até dois mínimos, há também 11 oportunidades para cozinheiro geral.

Continua após a publicidade

Também há empregos para gerentes de loja, marceneiro, eletricistas, engenheiros, arquitetos, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos e advogados.

Todas as vagas disponibilizadas pelas unidades do Sine podem ser consultadas no portal Emprega Brasil ou no aplicativo Sine Fácil, adequado para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Dados e qualificação em dia

Marcel de Souza, superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Sedese, ressaltou que é importante que os trabalhadores atualizem seus dados no Cadastro Sine, para que assim que surja uma oportunidade de emprego, a unidade chame o mesmo para participar do processo seletivo.

Continua após a publicidade

"Ao mesmo tempo, sempre insistimos para que o trabalhador se qualifique o máximo possível, porque as empresas têm sido cada vez mais rigorosas e criteriosas no processo seletivo. Então, as pessoas mais especializadas e com maior grau de escolaridade e capacitação são as que têm maior facilidade em conquistar essas oportunidades de emprego".

Caged

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia em dezembro passado, Minas Gerais registrou o 11º mês positivo em termos de geração de empregos formais. 

Para se ter uma ideia, foram criados 24.035 empregos em novembro, resultando em 183.883 cadastros e 159.848 desligamentos. 

No ranking do saldo nacional de empregos, o estado ocupa o terceiro lugar, atrás de São Paulo (76.952 vagas) e do Rio de Janeiro (35.654). 

De janeiro a novembro de 2021, foram criadas 327.870 novas oportunidades. 

Os próximos dados do Caged devem ser divulgados na última semana do mês.