Saúde

53% dos brasileiros afirmam que seu bem-estar mental piorou no último ano

Em meio à devastação causada pela Covid-19 no país e a necessidade de isolamento social, mais da metade dos brasileiros apontaram que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, em índice superior à média dos 30 países e territórios pesquisados.

De acordo com a pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%). 

 “A pandemia elevou o nível de esgotamento mental das pessoas, algo que já estava acontecendo fortemente, principalmente nas últimas duas décadas”, destaca Alexandre Ayres, cofundador da MindSelf, empresa especializada em levar a meditação para o ambiente corporativo, a fim de estimular o autocuidado e qualidade de vida aos profissionais.. 

Além disso, outras pesquisas sobre o mesmo tema também trazem dados preocupantes. Um estudo feito pela Fiocruz com outras seis universidades em meados do ano passado, revelou que sentimentos frequentes de tristeza e depressão afetam 40% da população adulta brasileira, e que a sensação frequente de ansiedade e nervosismo foi relatada por mais de 50% das pessoas. 

Vale ressaltar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017 o Brasil era o país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade nas Américas, afetando  9,3% da população, o equivalente a 18,6 milhões de pessoas, enquanto os transtornos depressivos foram relatados por 5,8% dos brasileiros, ou 11,5 milhões de pessoas.

“Esses dados são alarmantes e essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas passaram a procurar alternativas como a meditação para reduzir os sintomas da depressão, do estresse e da ansiedade”, comenta Ayres. Para o executivo e adepto da prática, toda a sociedade, incluindo as organizações têm um papel essencial tanto em estimular a conscientização sobre a importância do tema saúde mental, quanto em ajudar as pessoas que sofrem com transtornos mentais. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

23 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

33 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

15 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago