Previdência Social Auxílio
Auxílio reclusão: Quais dependentes tem direito ao benefício?
Auxílio reclusão: Quais dependentes tem direito ao benefício?
10/06/2022 09h55 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

O auxílio-reclusão é o benefício pago aos dependentes do segurado da Previdência Social recluso. Mas para que isso seja possível o preso precisa cumprir alguns requisitos como:

Continua após a publicidade

Quem pode receber o auxílio reclusão?

Poderão receber o benefício os dependentes do segurado recluso:

Qual a duração do benefício?

A duração do auxílio-reclusão é variável vai depender da idade e tipo de beneficiário.

O benefício será devido enquanto durar a deficiência ou invalidez, respeitando-se os prazos mínimos descritos acima.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que caso o segurado seja posto em liberdade, fuja da prisão ou passe a cumprir pena em regime aberto, o benefício é encerrado.

Como solicitar o auxílio Reclusão?

O Auxílio pode ser solicitado pelo site ou aplicativo Meu INSS, que está disponível para download em celulares Android e iOS, ou pelo telefone 135.

No app ou site do MEU INSS:

Continua após a publicidade

Documentos necessários:

No geral a família tem 90 dias após o recolhimento à prisão para buscar o auxílio-reclusão. Dentro desse período, o pagamento retroage desde a data da prisão.

Porém, os filhos de até 16 anos têm até 180 dias para buscar o auxílio. Caso passe os 90 dias, será da data do requerimento.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.