A pensão por morte é o principal benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aos dependentes do segurado que faleceu.
Em linhas gerais, a função da pensão por morte é substituir a remuneração ao qual o segurado recebia, por uma pensão que passa a ser paga pelo INSS.
No entanto, assim como qualquer outro benefício previdenciário, existem regras que devem ser seguidas para que a pensão por morte continue sendo paga aos dependentes do segurado falecido.
Nesse sentido, hoje nós abordaremos 6 motivos que podem levar ao cancelamento da pensão por morte, para que os dependentes do segurado falecido possam se precaver de possíveis problemas quanto a continuidade do benefício.
A pensão por morte, após ser concedida, não é um benefício que costuma dar um pouco mais de “trabalho”, como os benefícios por incapacidade que são geralmente revisados de tempos em tempos.
Todavia, existem situações onde o INSS pode cessar a pensão por morte, nos seguintes casos:
No último item, com relação ao encerramento do benefício, o mesmo pode ocorrer, pois, nem sempre o benefício é vitalício, existem regras que variam conforme o tempo de contribuição ou a idade do dependente na hora do óbito do segurado.
Assim, como também existe o encerramento da pensão por morte para os filhos, que ocorre quando o mesmo completa seus 21 anos de idade, independente do filho estar ou não estudando.
Caso o casamento ou união estável tenha menos de dois anos, ou o segurado tenha menos de 18 contribuições ao INSS na data do óbito, a pensão por morte durará apenas 4 meses.
Caso o casal tinha mais de dois anos de união e o segurado falecido mais de 18 contribuições, a duração da pensão por morte terá validade conforme a idade do cônjuge no momento exato do óbito do segurado, veja a tabela de duração:
Duração da pensão por morte – idade do dependente:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…