Maketing Contábil
6 ótimas razões para investir em marketing digital na crise econômica

Não é segredo para ninguém que o Brasil não está em um dos melhores momentos da economia. Esta é uma preocupação de todos os brasileiros.
Mas, principalmente em tempos difíceis, é fundamental as empresas pensarem em formas para surpreender e inovar nos seus produtos e serviços. Uma das áreas em que muitas empresas estão inovando é em marketing digital. Com o fracasso econômico ou não, as empresas enxergaram oportunidades com excelente custo x benefício no meio digital. Elas publicam conteúdo, projetam seu website como máquinas que capturam leads e utilizam tecnologias analíticas para melhorar cada vez mais a eficiência e resultados em vendas.
Conheça agora as principais razões pelas quais você deve aproveitar este momento de crise econômica para surpreender, encantar e se aproximar de seus clientes e leads com o poder do marketing digital.
- Esteja presente nos meios digitais. A internet é basicamente um canal de marketing onde você pode chamar seu público para onde você está. Ela oferece oportunidades de vendas prontas. Se o seu público está procurando pela sua solução, o seu ciclo de vendas, naturalmente, será mais curto e mais fácil de ser finalizado com sucesso.
- Invista em tempo mais do que em dinheiro. Praticamente todas as estratégias de marketing na internet exigem mais do seu tempo e menos do seu dinheiro, em comparação ao marketing e publicidade tradicionais.
- Você consegue mensurar os resultados. Quando suas atividades de marketing online se transformam em leads, oportunidades e vendas, você saberá exatamente qual ação fazer novamente. Isso é um dos fatores que mais chamam a atenção no meio digital: a possibilidade de acompanhar o resultado de cada post, artigo ou matéria publicada em seu blog e redes sociais. Você entenderá o comportamento de seu público, suas preferências e desejos de forma prática, fácil e verdadeira!
- Seus concorrentes estão mudando seus gastos. Se você quiser abrir espaço para sua concorrência ganhar mercado, então deixe de investir em marketing digital. Ainda este ano e para os próximos anos, os gastos com marketing de conteúdo vão aumentar significadamente. Ou seja, é melhor você investir neste tipo de estratégia para não ficar para trás da concorrência. Aproveite que investir em marketing digital, além de ser mais barato, você consegue mensurar todos os resultados.
- Melhorias constantes. Mostrar que sua empresa está antenada, conectada e presente em múltiplos canais passa a imagem de uma marca comprometida, inovadora e moderna. Aproveite que você pode medir os resultados de suas ações para canalizar os esforços e investimentos no que realmente dá certo.
- Preparar para o futuro. Os profissionais de marketing muito experientes em inúmeras situações de mercado têm provado que investir em tempos ruins é o caminho certo para capitalizar bons momentos.
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Carreira
Carreira Contábil: como utilizar o Marketing Digital ao seu favor
Nas atuais conjunturas do mercado de trabalho, não dá para falar de prestações de serviços, sem tratar do chamado marketing digital. Em suma, as redes online já se estabelecem como o melhor canal para atingir o respectivo público alvo, sendo uma importante estratégia, no que tange o êxito do negócio em questão.
Quanto ao segmento contábil, ainda é muito comum que profissionais tenham dificuldades na conquista de novos clientes, o que é fundamental para o faturamento e, consequentemente, para a remuneração. Em grande parte, este cenário deve-se ao significativo aumento da concorrência, e também à falta de intimidade com as estratégias de propaganda atreladas ao meio digital.
Em suma, para quem quer ter sucesso na abertura ou manutenção de um escritório contábil, ou prestar serviços, enquanto contador, é essencial estar por dentro dos moldes que envolvem o marketing nos canais online.
Neste âmbito, estamos nos referindo a tópicos para encontrar espaço de atuação na área, bem como à condutas éticas as quais os trabalhadores dessa classe devem estar atentos, na utilização do marketing digital.
4 dicas para aumentar a clientela utilizando marketing digital
Pensando no campo de atuação dos profissionais contábeis, separamos aqui alguns caminhos que podem lhe auxiliar a aumentar sua carteira de clientes e se diferenciar da concorrência, apostando no marketing digital.
- Esteja presente no máximo de meios possíveis: na divulgação dos seus serviços, é essencial que você compareça nos diferentes canais viabilizados pela internet, tais como sites próprios do seu negócio, redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, entre outros), e aplicativos atrelados a prestação de serviços;
- Conheça as ferramentas de divulgação: diferentes recursos são capazes de elevar a visibilidade do seu negócio na internet, a exemplo das ferramentas ligadas a estratégias de tráfego pago e orgânico. A dica é estar por dentro das práticas de divulgação fornecidas por plataformas como Blogs, Facebook Ads, Google Ads, entre outros;
- Mostre seu diferencial: antes mesmo de estabelecer o negócio, é fundamental que o profissional apresente para o seu público os seus conhecimentos, pois justamente, este fator que irá diferenciá-lo da concorrência. Na área contábil, a confiança no trabalhador é essencial, sendo um motor para fidelizar a clientela atual, e atrair outros futuros clientes;
- Busque por auxílio especializado: o anseio pelo aumento no número de clientes pode ser facilitado, quando o contador conta com a ajuda de outras pessoas especializadas na criação dos conteúdos que serão divulgados. Estes profissionais, sem dúvida, conhecem as melhores estratégias para alcançar o resultado desejado.
Cuidado para não ferir a ética da classe
De acordo com a contadora especialista em marketing, Zenaide Carvalho, é extremamente importante que os contadores fiquem atentos às condutas atribuídas ao profissional contábil por meio do Código de Ética Profissional do Contador, aprovado em 2019. Os regramentos, incluem, normas voltadas a criação e divulgação de conteúdos nos meios online.
O Código implementa restrições e vedações de práticas muito comuns no mercado, tais como depreciar outros profissionais na própria divulgação dos serviços, fazer propagandas sensacionalistas voltadas a preços baixos, prestar informações distorcidas ou incorretas, entre outros exemplos.
Para a especialista, a dica é focar nos conhecimentos técnicos que, por sua vez, devem ser proporcionais à capacitação do profissional. O correto é ser honesto quanto a estes fatores, esclarecendo para o público alvo, pontos como a experiência e especialização no serviço ofertado, respeitando a habilidade, eficácia e amplitude do escritório ou profissional.
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Marketing Contábil: Conheça o que é Análise SWOT
Esta técnica analítica ajuda a identificar e definir as principais características de sua organização, incluindo pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Essa análise pode ser aplicada a uma organização inteira ou a um projeto individual, independentemente do setor.
É usado principalmente ao nível da organização para determinar o quão próximo o negócio está alinhado com seus padrões de referência de sucesso.
Para transmitir essas informações em relação a sua organização ou produto de forma fácil você pode escolher um modelo de análise SWOT personalizável para que você possa se preocupar apenas com o conteúdo.
Elementos de análise SWOT
Para entender como fazer uma análise SWOT perfeita que produz resultados úteis, você deve entender o que cada um dos elementos SWOT significa.
Forças
Força é um fator interno que aborda os elementos nos quais a empresa é especializada.
Pode ser algo intangível, como os atributos de sua marca, ou tangível, como sua equipe de engenharia de produto impecável.
A análise SWOT pode ser usada por todas as funções importantes na estrutura da sua equipe de inbound marketing.
Fraquezas
Reconhecer suas fraquezas envolve autoconsciência e compreensão do que está travando você.
Pode ser qualquer desafio organizacional, como falta de pessoas qualificadas ou questões orçamentárias.
Oportunidades
Reconheça as oportunidades existentes e potenciais em sua organização e trabalhe para aproveitá-las ao máximo.
Abrange tudo que você pode fazer para aumentar suas vendas e promover a visão de sua empresa.
Ameaças
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O último elemento da análise SWOT envolve a avaliação do risco para o crescimento ou sucesso de uma empresa.
Podem ser concorrentes, riscos financeiros, novas regulamentações e tudo que pode prejudicar o desempenho de uma empresa ou projeto.
Dicas para conduzir uma análise SWOT da maneira certa
Uma análise SWOT bem-sucedida ajuda a reconhecer todos os fatores internos e externos que podem afetar sua empresa ou produto.
É uma técnica útil e simples para ajudá-lo a se concentrar em seus pontos fortes, minimizar ameaças e aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis.
Independentemente de usar um modelo SWOT, software de gerenciamento de projetos ou executá-lo manualmente, você deve seguir estas dicas comprovadas:
1.Faça perguntas e responda honestamente
Descubra os aspectos do seu mercado para realizar uma análise SWOT informada.
E você não pode descobrir nada sem fazer todas as perguntas em sua mente.
Nenhum dos quatro quadrantes da análise SWOT pode ser dado como certo.
Dado que o cenário empresarial moderno continua evoluindo, você não pode listar algo como seu ponto forte simplesmente porque sempre foi seu ponto forte.
E a maneira mais fácil e eficaz de preencher todos os quadrantes é fazer uma série de perguntas.
Portanto, faça perguntas para análise SWOT, como:
- Quais são suas habilidades e conhecimentos exclusivos?
- Como você se diferencia dos concorrentes?
- Você tem todos os recursos essenciais?
- Quais são as tendências do setor?
Essas perguntas irão revelar seus pontos fortes e fracos organizacionais, oportunidades possíveis.
Fazer perguntas produz o melhor material para sua tomada de decisão, mas apenas quando você é honesto com suas respostas.
Ser honesto com suas respostas evita inflar ou exagerar nos pontos fortes e ajuda a identificar seus verdadeiros pontos fortes.
As informações falsas e imprecisas utilizadas na investigação SWOT nunca produzirão a melhor decisão.
Além disso, discutir seus pontos fortes e fracos revela grandes fontes de oportunidades que as organizações podem aproveitar com controle total.
2.Identifique e concentre-se no que você pode controlar
O objetivo geral da análise SWOT é descobrir oportunidades para uma organização melhorar e crescer.
Uma matriz SWOT padrão tem duas categorias: interna e externa.
Você pode conduzir uma análise SWOT para pequenas empresas ou uma empresa estabelecida para descobrir as oportunidades.
A metade superior consiste nos pontos fortes e fracos que são internos da organização.
As organizações têm um alto grau de controle sobre os fatores internos.
A metade inferior consiste em oportunidades e ameaças de origem externa e fora do controle da organização.
Um modelo de análise SWOT fornece espaço suficiente para mencionar todos os seus elementos.
Fatores externos geralmente resultam da ação de concorrentes, regulamentos, legislação e motivos de força maior.
Concentre-se nos fatores que você pode controlar e produzirá resultados mais consistentes.
Às vezes, as características internas da sua organização também levam a oportunidades e ameaças.
Portanto, primeiro examine quais pontos fracos de sua empresa podem gerar muitas oportunidades e quais pontos fracos podem causar ameaças.
Reduza ou corrija os pontos fracos para evitar que sua empresa sofra ameaças e reconheça oportunidades competitivas.
3.Comece com os fatores externos
Considerar as características internas ajuda a criar e alavancar oportunidades.
Ajuda a obter resultados do que você já tem e do que pode controlar.
Ao contrário, explorar eventos externos ajuda a descobrir oportunidades ocultas.
Na maioria das vezes, os aspectos externos oferecem oportunidades e ameaças.
Por exemplo, o lançamento de um novo produto por um concorrente pode ser uma ameaça às suas operações, mas também uma oportunidade de aprender a estratégia do concorrente no mercado.
4.Realize uma análise PESTEL antes da SWOT
Análise PESTEL ajuda a analisar ameaças externas.
Crie um grupo em sua organização para realizar a análise PESTEL antes de sua investigação SWOT.
Comece definindo o objetivo estratégico do negócio como o foco.
Atualize a PESTEL de acordo com as mudanças em relação a esses objetivos mais tarde.
PESTEL é um acrônimo para:
- “Political” (Político)
- “Economic” (Econômico)
- “Social” (Social)
- “Technological” (Tecnológico)
- “Environmental” (Ambiental)
- “Legal” (Legais)
Executar a análise PESTEL antes da análise SWOT ajuda a identificar ameaças profundas e multifacetadas.
5.Priorize fatores críticos
A análise SWOT frequentemente se torna uma longa lista de fatores possíveis em todos os quatro quadrantes.
Inúmeros fatores podem distraí-lo de seu objetivo real com a SWOT.
Para restringir a análise SWOT final, mencione os mais importantes de 3-5 fatores no topo de cada quadrante.
Concentre-se primeiro nesses fatores enquanto trabalha no plano de ação SWOT.
Conclusão
Leve a análise SWOT a sério e execute-a corretamente.
Faça perguntas para descobrir informações novas e precisas.
Antes de agir de acordo com as respostas, identifique o que está sob seu controle e trace um plano.
Avalie as fraquezas, explore oportunidades e identifique ameaças ocultas.
Mais importante, lembre-se de que a análise SWOT não é uma atividade única.
É recomendável verificar o status do seu mercado porque é essencial para o sucesso.
Redação Jornal Contábil
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6 dicas para recuperar clientes inativos

Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los. Ao longo do desenvolvimento da relação dos clientes com a marca, pode haver alguns desvios, como a contratação de concorrentes, ou mesmo uma ruptura por falta de recursos num dado momento.
Para quem pensa que a recuperação de clientes inativos é perda de tempo, saiba que você só precisa de determinação e estratégias para reaver estes relacionamentos. Confira:
Analise quem são os clientes inativos
É importante que você faça um estudo do tempo médio que os clientes da sua marca tendem a ficar sem consumir para, então, determinar quem são os indivíduos da base de dados que estão na categoria de inativos. Com essa lista prévia, você deverá identificar há quanto tempo os clientes estão inativos, assim como quais serviços/produtos costumavam adquirir e com qual frequência. Conhecer questões demográficas e comportamentais também ajudará a fazer essa análise.
Divida para conquistar
A segmentação do grupo de clientes inativos em subgrupos tornará mais fácil conseguir a recuperação dos mesmos. As pessoas que compõem esse grupo não são todas iguais, tendo motivações distintas para terem deixado de solicitar seus serviços. Essa divisão pode levar em consideração critérios como serviços/produtos de interesse em comum, tempo de inatividade, faixa etária, motivos semelhantes listados para inatividade, entre outros.
Mensagem para clientes inativos
Conhecendo quem são os clientes inativos e feito a sua divisão em grupos, será mais fácil definir os canais mais assertivos para entrar em contato com cada um deles. Algumas pessoas têm maior receptividade por e-mail, enquanto outras preferem comunicação por WhatsApp. Considere qual é o perfil desses indivíduos. Ao elaborar o texto da mensagem, use uma linguagem que aproxime a sua marca dos clientes que pretende recuperar. Apresente algum tipo de vantagem para esse retorno, como um voucher de desconto. Para definir qual será a vantagem oferecida, estude a fundo o perfil dos inativos.
Aplicação de pesquisa
Saber quais foram os motivos que levaram estas pessoas a deixarem de contatar sua empresa também é essencial para reconquistá-las. Faça uma pesquisa e mande pelo canal que seja de acordo com o perfil do grupo. Ao apresentar a pesquisa, enfatize o quanto é importante que os clientes inativos deem seu feedback, afinal, é só a partir dele que a organização poderá mudar o que não está bom.
Tenha um departamento de pós-venda bem estruturado
O departamento de pós-venda da sua companhia existe apenas para responder reclamações? Saiba que esse é um dos erros que pode resultar na inatividade de bons clientes. As pessoas estão cada vez mais exigentes, procurando pelo melhor atendimento das suas demandas, incluindo a atenção. O setor de pós-venda pode e deve acompanhar o processo de utilização dos serviços/produtos pelos consumidores. Certificar-se sobre a satisfação do cliente no pós-compra é fundamental para manter o nível de qualidade elevado. Quem compra ou contrata um serviço gosta de saber que é valorizado, algo que se mostra ainda mais relevante quando se trata de um processo de reconquista.
Atenda bem para atender sempre
Outra questão de grande relevância, quando se trata de manter os clientes ativos a longo prazo, é atender com qualidade para atender mais de uma vez. Certamente, você não volta a um lugar em que te trataram mal, certo? Então, dedique tempo e orçamento para oferecer melhor treinamento para os seus colaboradores. Afinal, eles são o primeiro contato dos clientes com a sua marca.
Por Marcelo Noronha, sócio da Neokemp, empresa de tecnologia que realiza pesquisas sob encomenda para institutos e associações
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