O Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), realizado pela ABTD, chegou a sua 38ª edição, com recorde de público. Foi registrada a presença de mais de 7 mil pessoas, que percorreram os corredores do Pro Magno Centro de Eventos entre 21 e 23 de junho, em São Paulo.
Entre os principais expositores estavam executivos das maiores empresas de soluções para a área de T&D do país. O congresso contou com inúmeras palestras de profissionais que abordaram o que há de mais moderno no setor. Veja abaixo os destaques e aprendizados de algumas das palestras, que podem melhorar o engajamento dentro da sua empresa:
1. A área de ESG foi protagonista do evento, estando presente em um grande número de conversas entre visitantes, palestrantes e convidados. Para a supervisora ambiental da Amaggi, Heloísa Torres, o aprendizado e a capacitação são fundamentais para o fortalecimento dos compromissos ESG: “É importante que todos os colaboradores estejam engajados nesta mesma agenda e a aprendizagem corporativa é fundamental para isso”, disse durante sua fala, lembrando que a educação corporativa é um fator importante para criar laços fortificados entre colaboradores e pilares.
Leia também: RH: Como Criar Treinamentos Mais Eficientes?
2. Uma das atrações preferidas de quem esteve na edição de 2022 foi o Top 5 CBTD, que voltou em 2023 com novos temas e novos palestrantes liderando as discussões. Um deles foi o escritor e educador corporativo Eduardo Zugaib, que falou sobre o conceito de capital criativo. A palestra do administrador de empresas Karim Khoury, conhecido mundialmente, também foi destaque no evento ao trazer dicas para fortalecer presença e foco no dia-a-dia corporativo, independente do seu perfil de trabalho: “Rotulos são para latas e não para pessoas”.

3. O onboarding, um dos processos de integração mais importantes na hora de receber novos colaboradores, foi tema central da palestra da CHRO do DOT Digital Group, Ana Paula B. Lehmkuhl, e do líder global de aprendizagem da Gerdau, Tiago Carzetta Marchina. Além do tema, Ana Paula falou também sobre a relevância de conteúdo em programas de capacitação corporativa: “O importante é que, de perto ou longe, o conteúdo de estudo do colaborador seja relevante. O curso precisa ser desejado e se fazer necessário”.
Leia também: Saiba Como Melhorar O Engajamento De Funcionários Na Sua Empresa
4. Luis Fernando Palermo, especialista em Educomunicação e Marketing do DOT, falou sobre a importância da adoção de estratégias variadas para engajar os colaboradores: “Há três caminhos importantes para se ter sucesso no engajamento corporativo. O primeiro deles é a educomunicação – comunicação aplicada na educação. O segundo são os conteúdos de inteligência de mercado, que criam interesse pelo curso. O último deles é a abertura de canais entre os alunos e os tutores para resolver assuntos mais práticos de forma rápida, através da tecnologia”, comentou o executivo.
5. A Inteligência Artificial também esteve presente na maioria das falas sobre o futuro do trabalho, dividindo palco com ESG. A especialista em Edtech, Carolina Nunes, trouxe sua experiência no DOT Digital Group para acalmar a parcela mais ansiosa da plateia: “O uso da IA vai nos servir e proporcionar diversas melhorias. Uma delas é o aumento da satisfação dos alunos na hora de realizar cursos diversos, seja na educação corporativa ou na educação tradicional”, explicou.
6. A jornalista Valéria Almeida e o apresentador Zeca Camargo encerraram o congresso abordando a importância da comunicação para criar conexões e a possibilidade do exercício dessa prática. “Há pessoas que possuem o dom da comunicação, mas podemos trabalhar com ainda mais dedicação para desenvolver essa habilidade, já que comunicação é muito mais do que falar”, disse Valéria Almeida. Zeca Camargo trouxe sua experiência pessoal como jornalista para ilustrar a importância da construção de relações: “Conheço 117 países, ainda faltam 80 para completar a volta ao mundo. Eu não viajo para ver monumentos, mas para ver gente”.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp