Chamadas

6 situações onde é possível obter a 2º via do RG de graça

O Registro Geral (RG) é um documento de extrema importância no Brasil, necessário para uma série de atividades cotidianas, desde abrir uma conta bancária até solicitar um passaporte.

No entanto, em alguns casos, é preciso tirar uma segunda via do RG, seja por perda, roubo, danificação ou outros eventos imprevistos.

Embora o processo de obtenção da segunda via do RG costume exigir uma taxa, é possível conseguir o documento gratuitamente em certas circunstâncias.

Leia +: Novo RG Digital: Como Fazer A Nova Carteira De Identidade

Situações em que é possível obter a 2º via do RG gratuitamente

1. Roubo do documento: se o RG for roubado, é possível solicitar a segunda via gratuitamente, desde que o boletim de ocorrência seja registrado em até 30 dias após o furto.

2. Idosos: mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65 anos têm direito à isenção da taxa de segunda via do RG.

3. Desemprego prolongado: indivíduos desempregados por um período superior a 3 meses podem obter a segunda via gratuita do RG, quando apresentarem a Carteira de Trabalho e Previdência Social como comprovação.

4. Situação financeira precária: aqueles que não têm condições de arcar com os custos da segunda via do RG e se enquadram em critérios de pobreza podem obter isenção. Nesse caso, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

5. Erros de digitação: se houver erros de digitação no documento, é possível obter a segunda via gratuitamente, desde que a discrepância seja constatada em até 90 dias.

6. Danos causados por desastres naturais: se o documento for danificado ou extraviado devido a desastres naturais, a isenção da taxa pode ser concedida, mediante apresentação do boletim de ocorrência em até 90 dias após o ocorrido.

Leia +: Nova Carteira De Identidade Não Irá Informar O Sexo Do Cidadão

Procedimentos para solicitar a segunda via do RG gratuitamente

O processo para solicitar a segunda via gratuita do RG pode ser realizado em determinados órgãos, como a Secretaria de Segurança Pública, o Poupatempo ou a Polícia Civil. É importante apresentar os seguintes documentos:

  • Duas fotos 3×4 recentes;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento, se aplicável.

Relação entre a segunda via do RG e o CPF

É importante ressaltar que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) está geralmente vinculado ao RG. Nas versões mais recentes do RG, o número do CPF é incluído no documento. Dessa forma, ao tirar a segunda via do RG, o CPF também será atualizado.

Para acessar o comprovante de inscrição do CPF, é possível utilizar o portal do e-CAC. Basta acessar a opção “Meu CPF” após fazer o login no Gov.br.

Portanto, se você se enquadra em alguma das condições mencionadas acima, certifique-se de seguir os procedimentos corretos e de reunir todos os documentos necessários para garantir a obtenção gratuita da segunda via do RG.

Lembre-se de que estar devidamente informado sobre seus direitos é fundamental para acessar os serviços públicos de forma justa e eficiente.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

29 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

39 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago