Contabilidade

Contadores: como melhorar a eficiência das equipes de trabalho com a tecnologia

A inteligência artificial foi uma das grandes tendências popularizadas em 2023, com registro e perspectivas de crescimento em todos os setores – incluindo o contábil.

Segundo a consultoria Gartner, a expectativa é de que 60% dos processos contábeis rotineiros possam ser automatizados nos próximos anos.

Com esse impulsionamento da IA, metodologias de trabalho como a contabilidade contínua ganham espaço e oferecem melhorias na rotina de finanças.

Outro dado da consultoria mostrou que a estratégia de continuous accounting ajuda empresas a reduzirem seus erros de fechamento contábil em até 37%.

Leia também: 3 Obrigações Acessórias Têm Prazo Até Segunda (16) Para Envio


O que é continuous accounting

A contabilidade contínua – ou continuous accounting – é uma abordagem que propõe a distribuição uniforme da carga de trabalho ao longo do período contábil.

A metodologia se apresenta como uma alternativa ao método tradicional da contabilidade, onde os maiores volumes de trabalho são realizados em um período específico.

Com o avanço da IA, a expectativa é de que o modelo de trabalho possa ser melhor implementado.


Quem defende a contabilidade contínua como uma aliada estratégica de profissionais contábeis é Guilherme Pessoa, CEO da Dattos, plataforma de automação de análises financeiras.

Para o empreendedor, a abordagem é um exemplo de como tecnologia e mudanças culturais nas empresas devem ser combinadas para resultar em rotinas mais produtivas. 


“Hoje em dia, a corrida não é mais de quem fecha o mês primeiro, mas de quem consegue gerar os insights mais rápidos e relevantes para analisar o andamento dos negócios. Essa agilidade, claro, depende de tecnologias que permitam a geração de dados imediatamente, como a automação e as funcionalidades da IA. Porém, a cultura da empresa precisa migrar para um novo modelo de trabalho para os resultados serem realmente expressivos”, explica.

Leia também: Contador E Empresário: Veja As Responsabilidades De Cada Um


Como implementar a contabilidade contínua de forma bem-sucedida

Avalie os processos contábeis já existentes

Conforme o executivo, o modelo da contabilidade contínua requer um ambiente de trabalho dinâmico, cujo principal objetivo é a melhoria constante.

“Um primeiro passo para adotar a metodologia nos escritórios é fazer uma avaliação minuciosa dos processos contábeis atuais para identificar em quais áreas o continuous accounting já pode ser implementado. É melhor começar pelas tarefas repetitivas, demoradas ou mais propensas a erros”, aconselha. 

Selecione as ferramentas que serão adotadas para otimizar o trabalho

Após esse primeiro passo, Guilherme orienta gestores a analisarem quais novas ferramentas devem ser adotadas para facilitar o trabalho, juntamente com um processo de capacitação das equipes.

“O desenvolvimento das pessoas que trabalham no setor deve acompanhar o uso de novas tecnologias. De nada adianta utilizar os melhores softwares se o departamento não é capacitado para usá-los da melhor forma possível”, pontua.

Fique atento ao volume de dados administrado

Outro aspecto reforçado pelo empreendedor é a tomada de consciência acerca do volume de dados operado pelas equipes financeiras e contábeis.

“O volume de dados e o número de fontes de informações existentes nas operações das empresas não param de crescer. Com isso, técnicas de data analytics e big data já precisam ser incorporadas ao dia a dia dos contadores”, destaca.

Esse cenário, inclusive, já foi confirmado por estudos: a pesquisa The future of the finance function mostrou que o volume de dados está crescendo, pelo menos, 63% ao mês em grandes empresas.

“A transformação digital vai permitir o uso de tecnologias para dar conta do volume de dados, mas é a cultura que vai realmente mudar a forma de trabalhar. Analistas e gestores precisam ter claro que é muito mais fácil resolver pequenos problemas no momento em que ocorrem do que deixar todos para resolver todos ao final do mês ou do ano. A contabilidade precisa acontecer em tempo real. Uma analogia que faço é a seguinte:  se a contabilidade tradicional era como navegar com uma bússola e um mapa, o continuous accounting com IA é como ter um GPS em tempo real, recalculando rotas a cada obstáculo”, finaliza.

Bia Montes

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago