Previdência Social Empresa
Empresa deixou de depositar o FGTS. O que devo fazer?
Empresa deixou de depositar o FGTS. O que devo fazer?
27/08/2022 04h00 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os empregadores devem depositar 8% do salário do funcionário em contas na Caixa Econômica Federal até o dia 7 todos os meses.

Continua após a publicidade

Muitas empresas, porém, não depositam o FGTS, fazem com atraso, ou somente na demissão do empregado. De acordo com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), 232 mil empregadores tinham dívidas relacionadas ao FGTS em 2021. A dívida total é de R$ 39,2 bilhões e atinge mais de 8 milhões de trabalhadores.

Ao verificar que o dinheiro não foi depositado, o trabalhador pode entrar em contato com a empresa e cobrar o depósito dos valores atrasados. Se a empresa não resolver o problema, o empregado pode fazer uma denúncia no sindicato ou no Ministério do Trabalho e Previdência.

O atraso do depósito do FGTS por mais de três meses pode gerar uma rescisão indireta, ou seja, aquela em que o funcionário recebe seus direitos trabalhistas, inclusive a multa de 40% do Fundo e o valor integral a ser pago.

Continua após a publicidade

Prazo para cobrar na Justiça é de 2 anos

Depois de sair da empresa, o trabalhador tem um prazo de dois anos para entrar na Justiça cobrando direitos trabalhistas, inclusive o FGTS que deixou de ser depositado. Após este prazo, não dá mais para cobrar.

 Há outro prazo importante: o trabalhador só pode cobrar até cinco anos de FGTS não depositado (ainda que tenha trabalhado mais tempo na empresa), e o prazo começa a contar na data em que a pessoa entra na Justiça. Portanto, quanto antes entrar com a ação, melhor.

A recomendação para o trabalhador é sempre acompanhar se o patrão está depositando os 8% do FGTS. E, caso saia do emprego, seja porque pediu as contas ou porque foi demitido por justa causa, deve confirmar assim que possível se a empresa fez todos os depósitos devidos. 

Continua após a publicidade

Quem pode sacar o FGTS?

Algumas situações é possível o empregado sacar o valor depositado pela empresa, são elas:

Como acompanhar o depósito do FGTS?

O trabalhador pode fazer a consulta pelos seguintes canais: 

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!