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Comportamento do consumidor brasileiro muda e empresas se reinventam no mercado
Comportamento do consumidor brasileiro muda e empresas se reinventam no mercado
20/09/2022 17h07 Atualizada há 2 anos
Por: Vanessa Marques
Imagem: @belart84 / depositphotos

O consumidor brasileiro mudou muito o seu comportamento ao longo dos últimos anos. Antigamente, a possibilidade de comprar online era algo remoto. No entanto, novas tecnologias e métodos de pagamentos mais flexíveis permitem que o brasileiro agora possa comprar e tenha novos comportamentos na compra de produtos ou aquisição de serviços.

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Um dos elementos por trás da mudança no comportamento do consumidor foi a maior participação dos brasileiros no ambiente online. Segundo dados apontados pelo portal G1, 81% da população brasileira acessou a internet em 2021. E é justamente nesse ambiente que as empresas mais têm investido.

Marketing digital é uma das apostas das empresas

As empresas brasileiras sabem que a publicidade online é um meio poderoso de adquirir novos clientes, bem como de fidelizar clientes já existentes. Canais de marketing como e-mail, por exemplo, ajudam na fidelização. As apostas das empresas de software que oferecem serviços de e-mail marketing é em tecnologias que permitam um maior engajamento dos clientes.

Além disso, as empresas desse ramo têm apostado no oferecimento de dados que ajudem na tomada de decisão por parte dos empresários. Outro setor que também tem percebido um aumento vertiginoso no investimento de empresas é o de link building, onde uma empresa de link building Latam oferece estratégia para que seus clientes possam obter melhores resultados orgânicos em mecanismos de buscas.

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Independentemente de qual for a estratégia adotada pela empresa, o importante é investir em canais digitais. Afinal, as inovações que o ambiente online possibilita fazem com que diversas empresas que não têm potencial de mercado consigam ganhar mais espaço e obter fatias que são detidas por outras empresas já consolidadas.

Ferramentas possibilitam conhecimento do cliente

As ferramentas online também oferecem a possibilidade de que a empresa possa conhecer melhor o seu cliente. Isso é um elemento essencial para empresas que queiram investir nos canais certos para atrair os clientes específicos que querem alcançar. Informações demográficas, de gênero, idade, entre outras questões são analisadas por especialistas de marketing frequentemente.

O marketing em canais do Google, como YouTube, por exemplo, ajudam os especialistas em marketing a saber qual é a origem do tráfego para os seus canais. Dessa maneira, o empresário sabe qual canal está trazendo os melhores resultados e quais outros canais devem receber mais investimentos para terem uma performance adequada.

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Diversas pesquisas já evidenciaram que as empresas apostam no marketing digital e que essa é uma tendência para os próximos anos. Afinal, ainda mais pessoas estão conectadas no Brasil e os softwares apostam na melhoria da experiência do usuário, bem como o melhor fornecimento de dados para os seus clientes.

Essa combinação de inovações traz vantagens não só para a empresa que pretende utilizar o canal digital, mas também para quem compra na internet. Pois o comprador tem mais opções e essa competitividade gera vantagens em termos de preços e ferramentas para pagamentos de produtos ou serviços.

Proteção de dados do usuário é prioridade

A privacidade entrou de vez em cena como importante elemento para quem pretende comprar online. Com diversos programas sendo atualizados com enfoque na maior proteção dos dados dos usuários, as empresas têm experimentado novas tecnologias e promovido essas mudanças em prol do respeito aos dados dos clientes.

Apesar do acesso às informações dos usuários ser importante para gerar uma experiência mais completa para quem navega online, o mais importante é a transparência, com o usuário sabendo o que está compartilhando e como suas informações são protegidas.

Esses são alguns exemplos de mudança de comportamento do consumidor brasileiro e certamente outras mudanças acontecerão ao longo dos próximos anos, o que exigirá ainda mais mudanças por parte das empresas brasileiras e internacionais.