Previdência Social Posso
Posso receber duas aposentadorias como Servidor Público?
Posso receber duas aposentadorias como Servidor Público?
26/09/2022 16h43 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

O funcionário público é aquele que serve e presta algum serviço à administração pública. Muitos servidores trabalham em dois cargos públicos diferentes como por exemplo dois cargos de professor, dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, etc.

Continua após a publicidade

E com isso muitos destes profissionais acabam se perguntando sobre a possibilidade de obterem duas aposentadorias dos dois cargos públicos que possuem.

Se você que saber mais sobre o assunto, continue conosco pois vamos esclarecer mais sobre o acumulo de duas funções e recebimento da aposentadoria em dois cargos públicos diferentes.

Quando é possível acumular dois cargos públicos?

Desde a Constituição Federal de 1988, houve limitação quanto à possibilidade de acumulação de cargos ou empregos públicos.

Continua após a publicidade

Atualmente, só é possível acumular cargos ou empregos públicos nas seguintes situações:

  1. dois cargos de professor;
  2. um cargo de professor com outro técnico ou científico;
  3. dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;
  4. juiz, promotor ou procurador de Justiça, apenas com uma de magistério (professor).

Com base na Constituição Federal de 1988, o limite máximo é de 2 vínculos com a administração pública.

Ainda, conforme o item XVIII do Ofício-Circular nº 7/90, “a existência de mais de 2 contratos de trabalho, ainda que de médicos e/ou de magistério, caracteriza acumulação ilícita”.

Continua após a publicidade

Posso receber duas aposentadorias como Servidor Público?

Sim, é possível desde que a atividade exercida permita, como é o caso dos profissionais da saúde e dos professores. Como os exemplos abaixo:

Ainda, é possível que professores e profissionais da saúde recebam até três aposentadorias, duas de cargos públicos, por exemplo, e um do setor privado, por meio do INSS. 

O que a lei fala sobre esse assunto?

A reforma da previdência fez alterações importantes na Constituição Federal no que diz respeito a esse assunto.

No Art. 40, § 6º afirma que não seria possível acumular duas aposentadorias de cargos públicos distintos, veja:

Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma desta Constituição, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência.”

Porém, há profissões que permitem acumular aposentadorias, eis que no artigo 37, que no caso fazem exceção a esse parágrafo, garantindo então aposentadorias para professores e médicos, por exemplo. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.