Previdência Social 4
4 opções de empréstimo que o MEI pode contratar
4 opções de empréstimo que o MEI pode contratar
22/11/2022 09h33 Atualizada há 2 anos
Por: Ricardo

Uma das melhores maneiras de se conseguir ampliar o seu negócio ou até mesmo para controlar o caixa da empresa é através de um empréstimo. Contudo, por se tratar de uma linha de crédito, a oferta pode conter juros e multas, sendo necessário cautela na hora de buscar uma opção.

Continua após a publicidade

No caso do Microempreendedor Individual (MEI), a situação não é diferente, muitos empreendedores buscam investimentos para o seu negócio, enquanto outros buscam uma opção de crédito para controlar o fluxo de caixa.

Pensando nas adversidades que muitas vezes o MEI passa para conseguir encontrar uma linha de crédito, hoje conheceremos as principais opções às quais o microempreendedor pode utilizar para conseguir um dinheiro extra.

Opções de empréstimo para o MEI

Para identificar qual é a melhor opção de empréstimo para o seu negócio, é necessário ir além das opções tradicionalmente ofertadas, pois, existem diversas modalidades que podem valer mais apenas para uns do que para outros.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, apresentaremos as principais modalidades de crédito aos quais os microempreendedores podem buscar para conseguir esse apoio financeiro, confira!

Empréstimo com cartão BNDES

A primeira opção e muito vantajosa para muitos microempreendedores está no cartão BNDES que incentiva as atividades das micro, pequenas e médias empresas pelo país.

A contratação da operação dependerá de diversos fatores que vão desde o tamanho da empresa até o seu lucro anual. No geral o limite desta operação é de R$ 1 milhão, disponibilizado direto no cartão, e sua fatura pode ser paga em até 48 vezes.

Continua após a publicidade

Caso você venha a emitir o seu cartão, será possível utilizar da maneira como desejar, respeitando seu limite. Todavia, um ponto de atenção é que a compra de itens só poderá ser feita por fornecedores recomendados pelo próprio BNDES.

Assim, o cartão BNDES é uma excelente modalidade para os empreendedores que buscam repor materiais ou adquirir mais materiais para o seu negócio.

Microcrédito Caixa

Outra opção para o microempreendedor é a linha de crédito conhecida como Crédito CAIXA Tem para Microempreendedores (MEI).

Está é uma excelente oportunidade para obter crédito para melhorar o seu negócio, repor capital de giro e adquirir insumos, ferramentas e utensílios.

Nessa opção você poderá contratar um microcrédito no valor de até R$ 3 mil que deve ser utilizado para ampliar ou melhorar o seu negócio.

Neste site da Caixa, você poderá conhecer todas as funcionalidades da operação e inclusive como contratar o microcrédito.

Empréstimo com garantia de imóvel

Outra opção que o MEI pode utilizar é o empréstimo com garantia de imóvel, que como o próprio nome diz, como será colocado um imóvel como garantia, seja terreno, caso, imóvel comercial, etc. Possui uma cobrança de juros extremamente baixa.

A possibilidade de encontrar juros muito baixos ocorre, pois, como há uma garantia para pagamento do débito, as chances de inadimplência são reduzidas, melhorando as ofertas.

Geralmente, permite-se financiar até 60% do valor da propriedade em forma de crédito, sem a necessidade de informar qual será a utilização.

Outra vantagem é que muitas operações permitem colocar o imóvel como garantia, mesmo que o imóvel em questão não esteja quitado, todavia, deve estar regular e com os pagamentos do financiamento devidamente em dia.

Além disso, um ponto importante é que essa opção pode ser contratada inclusive caso o MEI esteja com o nome sujo.

Empréstimo com capital de giro

Outra modalidade que o MEI pode aderir é o capital de giro, que diz respeito a um montante utilizado para manter o funcionamento do seu negócio a longo prazo.

Contudo, como muitas vezes o empreendedor possui pouco dinheiro reserva para bancar as despesas ou realizar investimentos, é possível procurar um empréstimo empresarial para capital de giro.

Esse empréstimo empresarial possui um breve período sem aplicação, entre 5 e 15 dias, após esse período, haverá a incidência de juros que normalmente operam entre 1,5% a 2,5% ao mês. Todavia, a quantia para contratação costuma ser pequena.