Previdência Social Afinal,
Afinal, quem é Aloizio Mercadante, futuro presidente do BNDES?
Afinal, quem é Aloizio Mercadante, futuro presidente do BNDES?
15/12/2022 09h09 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ex-ministro Aloizio Mercadante, foi anunciado nesta terça-feira (13/12), como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Continua após a publicidade

O anúncio foi feito em Brasília pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a coletiva de imprensa de encerramento dos trabalhos da equipe de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Para anunciar Mercadante, Lula iniciou dizendo, "Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES".

Ao justificar sua escolha, Lula alega que o Brasil precisa, "De alguém que pense em inovação tecnológica. Alguém que pense na geração de financiamento de pequeno, ao grande, ao médio empresário, para que esse país volte a gerar emprego", destacou.

Continua após a publicidade

Leia Também: Quem é Bruno Dantas, o novo presidente do TCU?

Afinal, quem é Aloizio Mercadante?

Aloizio Mercadante Oliva é economista, formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde participou de movimentos estudantis contra a ditadura miliar em 1973 a 1976, neste período, presidiu o Centro Acadêmico dos Estudantes de Economia onde se tornou monitor do Departamento de Economia da USP.

Em 2010, Mercadantes se tornou mestre em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp), e também se tornou professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Continua após a publicidade

Mercadantes estreou na vida política ainda na faculdade de economia, onde foi presidente do Centro Acadêmico Visconde de Cairu em 1974 e 1975. Neste período Aloizio ajudou a organizar protestos contra os assassinatos do estudante Alexandre Vannucchi Leme e do jornalista Vladimir Herzog.

Mas foi em 1990 o ponta pé de Mercadantes, quando foi eleito deputado federal por São Paulo pelo PT, com a maior votação do partido, 119.765 votos.

Se tornou primeiro-vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, também participou do partido fazendo parte da Comissão de Finanças e Tributação, até 1994. Foi vice-presidente nacional do PT, entre 1991 a 1998.

Leia Também: Lula anuncia que Reforma Tributária será uma prioridade no seu governo

Confira toda jornada política de Mercadante ano a ano