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Tecnologia é tida como maior aliada do last mile e da customer experience
Tecnologia é tida como maior aliada do last mile e da customer experience
16/12/2022 09h57 Atualizada há 2 anos
Por: Leonardo Grandchamp
Foto: Reprodução

Em tempos de transformação digital, a tecnologia não é mais apenas um diferencial nos negócios, mas, uma aliada essencial - ou até um “modus operandi” em diversas empresas. Quando falamos de logística, as plataformas podem revolucionar os hábitos de consumo e, consequentemente, a jornada do cliente dentro de um segmento da indústria.

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Na fase do last mile, uma das etapas mais importantes no processo de entrega de um produto, tecnologias como geolocalização inteligente e mapeamento adaptado podem garantir mais rapidez aos processos, bem como evitar erros no trajeto, trazendo mais segurança e eficiência. Esses e outros recursos personalizados contribuem para uma experiência de compra positiva do cliente, do início ao fim de sua jornada.

O conceito de customer experience é muito discutido atualmente e exerce influência significativa em empresas de sucesso. Essa experiência diz respeito aos processos pelos quais o cliente passa durante sua interação com a marca e como ele se sente durante esse contato.

Envolve todas as áreas da empresa e, quanto mais automatizada é a área de logística, melhor se torna essa trajetória. O conceito começou a ganhar mais espaço no mercado conforme mudanças no comportamento dos consumidores foram observadas. Agora, muito mais que apenas o produto, também é avaliada a experiência dos clientes com a marca e a qualidade da entrega para tomar a decisão de compra e, principalmente, voltar a comprar. A transformação digital colocou a régua lá em cima!

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Tecnologias existentes hoje no mercado podem revolucionar os negócios de uma empresa, independentemente do seu segmento, como roteirização otimizada baseada em machine learning para aprimoramento das rotas; tracking em tempo real, que permite a visualização do entregador e a sincronização da coleta com o comprovante de entrega e de pagamento; gestão de entregas por meio de uma torre de controle completa, que permite o monitoramento de frota própria ou terceirizada e o aprimoramento da operação logística com base nos dados coletados; e sistema de expedição eficiente, que organiza todas as etapas da expedição, eliminando os gargalos da operação.

Num mundo cada vez mais dinâmico e imediatista, automatizar processos reflete diretamente na melhora do relacionamento entre cliente e empresa, uma vez que possibilita a criação de fluxos inteligentes, diminuição das tarefas manuais, auxílio à gestão do tempo e aumento da produção, permitindo destinar mais tempo para lapidar e aprofundar o relacionamento com os clientes.

Dessa forma, não é difícil concordar que a tecnologia tem sido essencial para que o consumidor tenha uma experiência cada vez mais ajustada às suas necessidades individuais. Com algumas ferramentas estrategicamente alocadas, é possível aumentar a percepção do valor em cada etapa da jornada e em cada interação do cliente com a empresa, proporcionando ainda mais relevância, intenção e conexão em todos os seus canais digitais, e garantindo entregas fluidas e satisfatórias para todo o ecossistema.

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Por Vinicius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail

Criada em 2016, a Eu Entrego é uma plataforma omnienabler que transforma lojas físicas em hubs logísticos e conecta varejistas a uma rede de entregadores autônomos em carros de passeio e bikes elétricas (modais alternativos).