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Ligar de celular para a central 135 do INSS será grátis a partir de 2023
Ligar de celular para a central 135 do INSS será grátis a partir de 2023
29/12/2022 23h50 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt
Imagem por @wayhomestudio / freepik

Muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizam ligações para a central de atendimento 135, principalmente aqueles que não têm acesso a internet. Porém, a ligação por telefone fixo é grátis, se a ligação for feita por celular, a pessoa pagará uma taxa como se estivesse fazendo uma ligação local.

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Para ajudar os segurados do INSS, o  Ministério do Trabalho e Previdência assinou um contrato, no último dia 22 de dezembro, com a operadora Claro para oferecer atendimento gratuito às ligações feitas a partir de telefone fixo e também de telefone celular. 

A duração do contrato será de 12 meses, sendo possível ser renovado até o máximo de 60 meses. Segundo informações, a prestação do serviço de gratuidade terá início no final de fevereiro de 2023.

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Central 135 do INSS

A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.

Por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir do celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Quando o segurado do INSS ligar para a Central 135, poderá obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença.

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Documentos necessários para ter atendimento pelo telefone 135

Quais serviços estão disponíveis pelo telefone 135?