Previdência Social Alzheimer:
Alzheimer: É possível prevenir a doença ainda na juventude?
Alzheimer: É possível prevenir a doença ainda na juventude?
01/02/2023 15h59 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

As atividades físicas na juventude são essenciais para preparar o corpo para uma velhice saudável. Da mesma forma, exercícios para o cérebro nessa fase, são importante para prevenção de demências e doenças mentais em idosos, como Alzheimer.

Continua após a publicidade

Alzheimer é uma doença degenerativa e irreversível caracterizada pela perda gradual de memória e cognição. Ou seja, a capacidade de assimilar os conhecimentos, ela geralmente acomete pessoas nas idades mais avançadas da vida.

A doença de Alzheimer, especificamente, é uma doença mais frequente em durante o envelhecimento. Então acima dos 60, 65 anos, à medida em que a pessoa vai envelhecendo, tem maior chance de ter a doença.

Existem casos raros de pré-senis, que é os sinais da doença numa fase muito precoce, abaixo dos 50 anos, que acomete uma pequena minoria dos casos.

Continua após a publicidade

Os jovens, muitas vezes não se preocupam com o futuro distante, porém é preciso pensar na velhice, e com isso existem formas de prevenir o aparecimento da doença desde já.

Leia Também: 5 remédios comuns que prejudicam sua memoria

Prevenção na juventude

Estudos a ponto que a cada três casos de demência um pode ser prevenido. Alguns hábitos podem garantir uma velhice com a mente mais saudável, a prevenção parte desde ter uma atividade intelectual intensa, a tratamento das doenças.

Continua após a publicidade

O primeiro fator que nós podemos citar, é controlar as doenças preexistentes em especial diabetes e doenças cardiovasculares como, hipertensão arterial por exemplo isso porque essas doenças se não controladas aumentam muito o risco de uma pessoa desenvolver demência.

Outro fator importante de se combater é o abuso de substâncias em especial o tabagismo, o tabaco é uma substância que é muito danosa ao nosso cérebro, e que alongo prazo pode causar é muitos prejuízos inclusive aumentando o risco de desenvolvermos doenças.

Outro fator que contribui para o desenvolvimento da doença de alzheimer é o sedentarismo, não sedentarismo por si só mas sim todas as outras doenças e comorbidades que ele acaba trazendo, como principalmente a obesidade.

Outro fator muito importante, a escolaridade, a pessoa que tem um nível maior de instrução pelo fato de ter desafiado mais o seu cérebro do ponto de vista cognitivo ao longo de sua vida, aprendido novas habilidades, pessoas até mesmo que são bilíngues que sabem tocar um instrumento musical também terão um risco diminuído para desenvolver a doença de Alzheimer.

Um fator que te ajuda a prevenir a doença de alzheimer é cuidar da sua alimentação, ter uma alimentação saudável, balanceada sem excessos de sal e de açúcar também te ajuda a prevenir a doença.

Exercitar o cérebro significa que você tem que estar ativo, faça alguma coisa que te desafie, aprenda uma língua, leia um livro, ouça música, vá ao cinema, vá ao o teatro, usufrua da arte, da capacidade de pensar, de sentir, que você vai ser cada vez mais humano e estará com seu cérebro cada vez mais acordado.

Leia também: Alzheimer: Quais são os direitos previdenciários daqueles que são acometidos pela doença?

Sinais de alerta

Nem todo mundo que tem queixa de perda de memória é doença de alzheimer, a doença não apenas se manifesta com perda de memória, mas como perda de linguagem.

Nas fases bem iniciais, os pacientes apresentam aumento do sono durante o dia, depressão, agitação e alterações de apetite, são os quatro fatores que mudam antes do início das percas de memória.

Os principais sintomas da pré-demência são: