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Comunicação: Esse é o calcanhar de aquiles da Gestão de Projetos

Comunicação: Esse é o calcanhar de aquiles da Gestão de Projetos

02/02/2023 às 15h15 Atualizada em 02/02/2023 às 18h15
Por: Leonardo Grandchamp
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Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com os avanços da tecnologia e a alta competitividade do mercado, as empresas buscam meios para evitar erros em sua gestão. Estes problemas podem determinar a lucratividade e até mesmo a reputação da organização. Quando o assunto é gestão de projetos da construção civil, estes desafios podem ser ainda maiores e a necessidade de prevê-los é o que pode estabelecer o seu sucesso.  

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A entrega final do projeto, que consideramos como o principal objetivo, não garante mais o seu sucesso se durante a gestão aconteceram inúmeras falhas, atrasos, problemas com as equipes, estouro orçamentário e outros problemas. Com a tecnologia, os erros estão mais visíveis e a forma com que o gestor atende as demandas e necessidades dos seus clientes é o que determinará o seu triunfo. 

Durante minha carreira profissional como gestor e coordenador de projetos, percebi que alguns desses erros podem ser evitados ao adotarmos pequenas atitudes e soluções que melhoram a produtividade e resolvam os problemas antes mesmo deles acontecerem. Hoje, compreendo que um bom gestor precisa ter muitas habilidades, conhecimentos e recursos para que a terminalidade seja eficiente, principalmente, precisa saber lidar com planejamento, prazos e os tão terríveis "incêndios" que surgem durante a sua elaboração. 

Tanto na minha vida profissional, quanto na pessoal, eu vejo a comunicação como a ferramenta mais poderosa e que determina o nosso crescimento, seja dos negócios ou das nossas relações interpessoais. Quando o assunto é canteiro de obras, manter um canal  aberto e direto pode ser a chave para a alta produtividade e até na performance das equipes envolvidas. 

Logo, gostaria de trazer uma provocação sobre como tem sido sua comunicação com as pessoas que estão à sua volta. Você se considera um gestor que expõe suas ideias e pensamentos de maneira objetiva? Sua equipe sabe para qual direção estão caminhando? Quando falamos em gestão de projetos, a provocação deve ser a mesma: todas as equipes envolvidas falam a mesma língua? Os desafios são colocados à mesa de maneira transparente para que todos possam trabalhar em conjunto? 

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De acordo com uma pesquisa realizada pela revista The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no local de trabalho moderno) com 403 executivos, 44% informaram que devido à falta de diálogos, houve atrasos ou falhas na conclusão dos projetos, 18% sinalizaram que houve queda nas vendas em consequência aos ruídos. 

Garanto, uma boa comunicação é capaz de tornar o processo de construção muito mais eficiente e preciso, proporcionando aos nossos clientes entregas de alta qualidade e que serão bem-sucedidas em um tempo menor. 

Como especialista em projetos há mais de 10 anos, eu vi muitas construtoras e profissionais com inúmeras dificuldades com a maneira de passar uma informação, e afirmo que eu fui um desses profissionais e venho trabalhando diariamente para criar um canal mais transparente e honesto com todos à minha volta. Para mim, a comunicação eficaz é uma daquelas coisas que deveriam ser instintivas, mas acabam se tornando um desafio para a maioria de nós. Na construção civil, a sua ineficiência tem proporções ainda maiores, gerando retrabalhos aos profissionais, atrasos nas obras e prejuízos expressivos ao setor.

A desinformação desencadeia uma série de problemas e precisamos aprimorá-la o quanto antes, partindo da diretoria até as equipes que atuam nos canteiros de obras. Vejamos alguns dos impactos ela pode trazer para o negócio: 

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Leia também: Gestão por projetos transforma empresas tech em empresas competitivas

Falta de comunicação eficaz

Como já falamos acima, este é um dos principais, se não o maior, fator que estimula os problemas de gestão de projetos na construção civil. É crucial que os agentes responsáveis estejam alinhados e é preciso buscar, constantemente, meios que facilitem essa comunicação. Retirando, assim, ruídos que dificultem o acesso às informações necessárias para o avanço do projeto. 

Problemas de colaboração 

Se os stakeholders envolvidos, ou seja, as partes interessadas no projeto não têm acesso a essas informações e atualizações, é muito provável que haja dificuldades de cooperação entre as equipes e que as tarefas não sejam realizadas de forma eficiente. 

Estes problemas impactam diretamente em atrasos no projeto. Ou seja, a falta de uma comunicação eficaz pode levar a retardos em sua entrega final, já que os stakeholders podem não ter ciência dos prazos e das suas responsabilidades.

Problemas de qualidade

Se os requisitos do projeto não são transmitidos de forma clara e completa, haverá problemas de qualidade no produto final. E a expectativa do cliente certamente não será atendida. 

Leia também: Gestão Ágil de Projetos: Diferença da gestão tradicional

Clientes desapontados se tornam pessoas que não confiam no seu negócio 

A ausência de um canal transparente irá afetar, não só na produtividade, mas na confiança dos envolvidos no projeto e na empresa. E sejamos sinceros, o objetivo de um projeto deve ser, acima de tudo, cumprir com as expectativas do seu cliente. Afinal, ele é a ponta final dessa cadeia e o decisor de compra. 

Para evitarmos esses problemas, é importante que haja uma comunicação eficaz entre todos os stakeholders envolvidos no projeto, com uma troca regular de informações e atualizações. Além disso, é importante estabelecer canais diretos e definir quem é responsável por transmitir as informações.

Para mim, fica muito claro que a comunicação, hoje, é um fator estratégico que garante o sucesso das empresas. Independente da área de atuação, os processos comunicativos são fundamentais para passar mensagens efetivas e evitar ruídos na linguagem. De modo geral, onde não há diálogo, não há entendimento.

Uma empresa pode ter diferentes ferramentas tecnológicas no dia a dia, mas nada adianta se dentro da cultura organizacional, a comunicação eficiente não é uma das prioridades. Estudos comprovam que empresas que são pioneiras nos processos de treinamentos voltados à participação entre todos os colaboradores têm como resultado a integração das áreas de trabalhos e resultados mais efetivos. 

Como amante de tecnologia, acredito que esses avanços podem transformar a forma como os projetos são gerenciados e contribuir para a criação de edifícios mais seguros, duráveis e com entrega mais rápida. Mas tudo isso só pode ser realmente efetivo quando todos os meios falam a mesma língua e confiam na gestão. O cenário contrário é um gasto enorme com ferramentas que ficarão paradas e equipes desinteressadas. 

Por Cícero Sallaberry, sócio fundador da Construflow e gestor de grandes contas da Trutec.

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