Previdência Social CGU
CGU analisará 234 casos de sigilo do governo Bolsonaro
CGU analisará 234 casos de sigilo do governo Bolsonaro
03/02/2023 15h07 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Controladoria Geral da União anunciou hoje a revisão do sigilo de 100 anos impostos pelo governo Bolsonaro, ao todo são mais de 200 processos.

Continua após a publicidade

A CGU vai avaliar esses novos 234 processos, 111 deles são voltados para a segurança nacional, 35 para a segurança do presidente e familiares, 49 sobre informações pessoais, 16 sobre atividades de inteligência e outros 23 sobre assuntos gerais.

Esse aviso foi dado pelo Ministro da Controladoria Geral da União, Vicinais de Carvalho que chegou a fazer uma avaliação desse sigilos colocados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que de acordo com ele essa medida é mais um retrocesso do governo Bolsonaro.

Agora CGU vai apurar para saber quais processos realmente contém determinações a decisões que podem ser necessárias ter um sigilo longo, outros processos não precisariam ter esse sigilo tão extenso, ou não precisariam de nenhum sigilo e sim de transparência.

Continua após a publicidade

Leia Também: Visitas a Michelle: 1° sigilo de 100 anos imposto por Bolsonaro foi divulgado

Processo de Pazzuelo

A Controladoria Geral da União vai retirar o sigilo de 100 anos do processo administrativo de Eduardo Pazzuelo, ex-ministro da Saúde e atual deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro.

O prazo dado por Lula para rever e retirar os segredos das informações relacionadas à família do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus familiares e ex-ministros é de um mês.

Continua após a publicidade

Eduardo Pazzuelo eleito deputado federal assumiu na última quarta-feira, mas quando ele ainda estava no exército e na ativa chegou a comparecer em um evento de campanha de do ex-presidente Jair Bolsonaro no exército.

Isso não era autorizado, no regimento, mas acabou sendo arquivado e nada aconteceu com o sigilo de 100 anos, e agora Lula quer rever realmente esse sigilo envolvendo inclusive a família do ex-presidente.

Várias informações já foram compartilhadas, sobre alimentação sobre as viagens e sobre as compras, aquisições no cartão corporativo que era também um sigilo.

Leia Também: Em 100 anos saberás? Bolsonaro impôs 1.108 sigilos durante seu governo

O que Bolsonaro colocou sob sigilo?