Previdência Social Pagamentos
Pagamentos do INSS: NOVO grupo de beneficiários recebe hoje (05)
Pagamentos do INSS: NOVO grupo de beneficiários recebe hoje (05)
05/04/2023 16h35 Atualizada há 1 ano
Por: Lucas Machado
Imagens: freepik / editado por Jornal Contábil

Nesta quarta-feira, dia 05 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue com o cronograma dos depósitos mensais dos segurados. Atualmente, a autarquia é a responsável pelo pagamento de diversos benefícios, dentre eles, estão pensões, aposentadorias e proventos assistências. 

Continua após a publicidade

Estima-se que hoje o instituto ampara mais de 36 milhões de brasileiros. Para estes, é possível consultar todos os detalhes do respectivo benefício (como valor e data de pagamento) através do canal online “Meu INSS”. A plataforma está disponível via site no navegador, ou aplicativo, disponível para aparelhos dos sistemas Android e IOS. 

Cronograma de pagamentos do INSS

O cronograma de depósitos do instituto é dividido em dois grupos de beneficiários. Desta forma, há um calendário destinado aos cidadãos cujo benefício equivale a um salário mínimo (R$ 1.302, até então) e outro voltado àqueles que ganham acima do piso nacional. 

Ambos os calendários seguem a ordem do dígito final do Número de Inscrição do Benefício. No momento de conferir, lembre-se de desconsiderar o verificador (número após traço). Para facilitar o entendimento, perceba que os 10 dígitos consistem no seguinte formato: 930.498.676-8, neste exemplo será considerado o “6”. 

Continua após a publicidade

Veja quando você irá receber

Conforme a programação dos pagamentos da folha de março, os depósitos começaram no dia 27/03, e seguirão ocorrendo até 10/04. Lembrando que haverá uma pausa nos repasses devido ao feriado da próxima sexta-feira e do final de semana, pois, as datas não representam dias úteis. 

Confira os calendários: 

Para quem recebe um salário mínimo:

Continua após a publicidade

Para quem recebe mais de um salário mínimo:

Quando será pago o 13º salário?

Conforme determinado em 2022 pelo último governo, este ano, o 13º não deve ser antecipado, como foi nos três anos anteriores. Dessa forma, as parcelas da gratificação devem ser paga nas seguintes datas: 

Primeira parcela de quem ganha até um salário mínimo:

Primeira parcela de quem ganha mais de um salário:

Segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo:

Segunda parcela para quem ganha mais de um salário: