Direito 3
3 formas de aplicar a aprendizagem ativa nos estudos
3 formas de aplicar a aprendizagem ativa nos estudos
06/04/2023 16h03 Atualizada há 1 ano
Por: Gabriel Dau
Foto: Reprodução

Assim como em outras áreas, a educação também se atualiza. Com diversos pesquisadores debruçados sobre as melhores maneiras de ensinar e aprender, é esperado que surjam soluções que ajudem professores e alunos no momento de estudo, garantindo maior eficiência de tempo e energia dedicados a essas atividades.

Continua após a publicidade

A aprendizagem ativa é um conceito que, como o próprio nome sugere, emprega uma participação maior do estudante. A melhor maneira de compreendê-la é fazer uma comparação com seu oposto, ou seja, a aprendizagem passiva.

Leia mais: Governo Da Bahia Disponibiliza Bolsas De Estudos Para Iniciantes Na Área De Tecnologia

Enquanto no método mais passivo o estudante ocuparia uma posição que apenas recebe o conhecimento passado por outra pessoa, na metodologia ativa o estudante participa das pesquisas e produções desse conhecimento.

Continua após a publicidade

Desta forma, a aprendizagem ativa envolve uma profundidade e um envolvimento com aquilo que está sendo passado. Também ajuda a desenvolver no estudante um senso crítico, ao avaliar as questões mais importantes entre tudo o que ele entra em contato.

Por isso, muitas escolas ou estudantes que se preparam sozinhos para vestibulares ou concursos acabam buscando pela metodologia ativa: com a participação do aluno, o conhecimento se fixa de maneira mais simples no cérebro e passa a adquirir uma nova conotação no caminho da aprendizagem.

Confira abaixo algumas dicas de como você pode incorporar a metodologia ativa aos seus estudos para deixá-los mais eficientes, de acordo com o seu objetivo.

Continua após a publicidade

Faça anotações

Para facilitar os seus estudos e ajudar na fixação dos conteúdos, a aprendizagem ativa recomenda que o estudante faça anotações constantemente do que considerar mais relevante entre os assuntos que está lendo ou assistindo. Escrever é um excelente modo de fixar e aprender.

Além de ajudar a manter um resumo das coisas mais importantes das matérias, escrever com suas próprias palavras ajuda a manter os conceitos por mais tempo em sua memória, ajudando a elaborar as ideias e relacionar os conteúdos.

Faça e procure por perguntas

Uma das características mais presentes em pessoas sagazes é ser questionadora. Por isso, ainda mais importante do que prestar atenção em tudo o que está sendo estudado, é procurar por perguntas que ajudem a assimilar e compreender melhor os detalhes do assunto.

Leia mais: Ciências Contábeis: O Que Se Estuda Ao Longo Do Curso?

O ideal é fazer perguntas quando a aula acabar ou procurar por questões, seja de vestibulares ou concursos, que ajudem a entender como aquele conhecimento pode ser aplicado.

Faça mapas mentais

Traçar mapas é uma atividade que o ser humano faz há milênios na tentativa de compreender e dominar melhor os ambientes. Os mapas mentais também ajudam a entender matérias e áreas do conhecimento, porque traçam as características mais importantes que você estudou.

Além disso, os mapas mentais são importantes porque constroem relações entre as informações, fazendo com que o simples ato de construí-los já se torne uma parte importante do estudo de acordo com a metodologia ativa.