Previdência Social Dino
Dino anuncia medidas e diz que vai apurar responsabilidade de redes sociais
Dino anuncia medidas e diz que vai apurar responsabilidade de redes sociais
12/04/2023 19h02 Atualizada há 1 ano
Por: Jorge Roberto Wrigt
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Na tarde desta quarta-feira (12), um aluno da Escola Municipal Isaac de Alcântara Costa, em Farias Brito, a 58 quilômetros de Juazeiro do Norte (CE), atacou e feriu duas alunas. O rapaz invadiu a sala onde estavam as vítimas com um machadinho. Uma das vítimas está em estado grave.

Continua após a publicidade

Essa nova ação chamou atenção do governo federal. De acordo com o jornal O Globo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta quarta-feira uma portaria para regulamentar o combate à violência contra estudantes. 

Postagem em redes sociais incentivando atitudes como a que aconteceu em Farias Brito, também acendeu o sinal de alerta do Ministério da Justiça.

Dino disse que a Secretaria Nacional do Consumidor vai instalar procedimentos para apurar responsabilidade de plataformas virtuais na disseminação de ameaças.

Continua após a publicidade

"A Secretaria Nacional do Consumidor vai instaurar imediatamente processos administrativos para apuração de responsabilidade de cada empresa. Em face da eventual violação do dever de segurança e do dever de cuidado em relação aos conteúdos vinculadores de conteúdos danosos, perigosos", disse o ministro.

As redes sociais que não retirarem o conteúdo ilícito, poderão ser suspensas, segundo afirmou o ministro da Justiça.

"Nós temos dois caminhos que nós vamos adotar concomitantemente: de um lado, sanções administrativas que podem chegar à suspensão da atividade da empresa. E, no caso de descumprimento, poderíamos chegar ao limite do banimento".

Continua após a publicidade

Dino também acrescentou que "a liberdade de expressão, deixar claro que ela não é incondicionada, ela é subalterna a outros princípios constitucionais".

O que mais chamou a atenção é o fato, segundo o ministro, de existir "algo próximo a mil perfis" nas redes sociais que difundem ameaças a escolas.

Verba para guardas municipais

O Ministério da Justiça deve publicar nesta quinta-feira (13)  um edital para liberar R$ 100 milhões para reforçar as guardas municipais.

Leia Também: Trotes Para Polícia, Bombeiros Ou Samu Poderão Gerar Multa De Até R$ 4 Mil

Escolas ameaçadas

Na quarta-feira (5) uma creche em Blumenau (SC) se tornou alvo de um homem de 25 anos que tirou a vida de quatro crianças. Nesse caso, investigações preliminares não apontaram nenhum vínculo do agressor com a instituição.

Há menos de dez dias, outro ataque causou uma morte e deixou cinco pessoas feridas na Escola Estadual Thomazia Montoro, no bairro Vila Sônia, em São Paulo. O crime foi cometido por um de seus alunos, de 13 anos. 

Na ocasião, o autor vestia uma máscara de esqueleto. Usada pelo personagem Ghost da franquia de jogos Call Of Duty, ela é conhecida como siege mask e se popularizou em fóruns de games extremistas para depois se tornar um aparato de identificação de simpatizantes neonazistas em todo o mundo. É hoje uma marca em atos da extrema-direita.