Previdência Social Lula
Lula assina 15 acordos e parcerias com Xi Jinping em Pequim
Lula assina 15 acordos e parcerias com Xi Jinping em Pequim
14/04/2023 09h39 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta sexta-feira (14), em Pequim, ocorreu um encontro entre o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o qual foram assinados diversos acordos comerciais e de parceria.

Continua após a publicidade

A cerimônia teve lugar no Grande Palácio do Povo, pela manhã no horário de Brasília (à tarde no horário local).

Na China, Lula e Xi Jinping assinam 15 acordos comerciais e de parceria, confira!

Leia Também: Dilma Rousseff Assume A Presidência Do Banco Dos Brics

Continua após a publicidade

Acordos e Parcerias

Ao todo, foram firmados 15 acordos entre os governos dos dois países, além dos acordos estabelecidos entre empresas brasileiras e chinesas.

Os termos tratam principalmente de cooperação para o desenvolvimento de tecnologias, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os países e ampliação das relações comerciais (veja lista ao fim da reportagem).

Entre os acordos, destaca-se um protocolo que estabelece os requisitos que os frigoríficos brasileiros devem seguir para exportar carne para a China.

Continua após a publicidade

O Brasil é atualmente o maior fornecedor de carne bovina para o país asiático. O documento também inclui obrigações do governo brasileiro em relação à fiscalização das medidas.

Dentre os acordos firmados, há também um plano de cooperação espacial entre Brasil e China, com vigência até 2032, e o lançamento do CBERS-6, sétimo satélite fruto da parceria entre os dois países.

Após a cerimônia de assinatura dos acordos, Lula deve participar de um jantar e em seguida se dirigir à Embaixada Brasileira em Pequim para fazer uma declaração à imprensa.

Leia Também: Plano Safra Assombra Bolsonaro E Relembra Dilma Rousseff

Lista de acordos

Segue a lista de acordos assinados entre Brasil e China: