Previdência Social FGTS:
FGTS: situações em que o trabalhador pode sacar o dinheiro
FGTS: situações em que o trabalhador pode sacar o dinheiro
29/04/2023 16h41 Atualizada há 1 ano
Por: Jorge Roberto Wrigt
Foto: Reprodução

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Continua após a publicidade

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

O trabalhador com carteira assinada tem direito de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, a lei determina em que situações isso pode ocorrer. A maioria das pessoas acredita que o FGTS só pode ser sacado em casos de demissão sem justa causa, no entanto, existem outras situações que permitem a retirada do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Continua após a publicidade

O FGTS é uma espécie de poupança criada para o empregado que atua com a carteira assinada. Cada vez que você é contratado, uma nova conta é aberta na Caixa Econômica Federal. O saldo é acumulado por depósitos mensais realizados pelo empregador, equivalente a 8% do salário bruto do colaborador.

Imagem De Brenda Blossom / Adobe Stock

Quem tem direito ao FGTS?

Em que situação vou poder sacar o FGTS?

Leia Também: Governo Confirma Faixa De Isenção Do IR Para R$ 2.640

Como sacar o dinheiro?

O trabalhador poderá sacar o dinheiro por meio do aplicativo do FGTS. Neste caso, será preciso:

Continua após a publicidade