Direito Faltam
Faltam menos de 30 dias para terminar o prazo do IR 2023
Faltam menos de 30 dias para terminar o prazo do IR 2023
04/05/2023 12h13 Atualizada há 1 ano
Por: Ana Luzia Rodrigues
Foto: Reprodução

De acordo com a Receita Federal, o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 termina no próximo dia 31 de maio. Ou seja,menos de 30 dias.  A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023. Até o dia 28 de abril, de acordo com a Receita, cerca de 18 milhões de declarações já haviam sido enviadas.

Continua após a publicidade

Ficar atento ao prazo para envio da declaração do IR 2023 é muito importante. Não à toa, a Receita Federal estipula uma data limite para receber todos os documentos em seu sistema.

Quem não cumprir com o período solicitado e enviar o documento após o prazo, terá que pagar uma multa e pode receber notificação do Fisco.

Além disso, deixar de enviar e pagar o IRPF implica na restrição do CPF do contribuinte. E pode, inclusive, haver descontos em sua conta bancária.

Continua após a publicidade

Leia também: O que você deve saber antes de declarar o IRPF 2023

Quanto e o que pode deduzir na declaração do Imposto de Renda 2023?

Veja o que o contribuinte pode deduzir de sua declaração.

Ao enviar a declaração, o cidadão consegue verificar no próprio programa se terá direito à restituição do IRPF 2023. Em caso positivo, o dinheiro vai cair na conta que foi informada durante o envio do documento.

Continua após a publicidade
Imagem por @lookstudio / freepik

Quem precisa declarar IR?

Apenas os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda 2023 são aqueles que estão sob as seguintes condições:

Leia também: MP aumenta isenção de IR e taxa rendimentos no exterior

Penalidades

É importante destacar que existem multas para aqueles que não realizarem a declaração dentro do prazo estabelecido. O contribuinte que entregar a declaração fora do prazo pode ser penalizado com multa de, no mínimo, R$ 165,74.

Além disso, pode ter que pagar até 20% do imposto devido, mais juros. Por isso, é fundamental que os contribuintes se organizem com antecedência para evitar problemas com a Receita Federal.