Previdência Social OMS
OMS encerra emergência de saúde global da Covid-19
OMS encerra emergência de saúde global da Covid-19
05/05/2023 11h02 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Imagem por @freepik / freepik

Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Covid deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto nível de alerta da organização, que foi declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a OMS ressalta que a decisão não afeta o título de pandemia de Covid, que foi declarado em março do mesmo ano.

A estimativa da organização é que a doença tenha causado mais de 7 milhões de mortes em todo o mundo desde então.

No início deste ano, a OMS lançou um vídeo explicando a diferença entre ESPII e pandemia, enfatizando que, mesmo que a emergência fosse encerrada este ano, o mundo ainda teria que lidar com a pandemia de Covid por um longo tempo.

Continua após a publicidade

Reunião

Ontem, especialistas da OMS se reuniram para discutir a possibilidade de rebaixar o mais alto nível de alerta da organização em relação à Covid-19.

O Comitê de Emergência, que se reuniu pela 15ª vez, recomendou ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, que declarasse o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada à Covid-19.

Imagem por @quatroxproduction / freepik

Adhanom aceitou a recomendação e declarou o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global.

Continua após a publicidade

No entanto, o diretor-geral da OMS enfatizou que o fato de a ESPII ser encerrada não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça à saúde global.

Ele destacou que a doença ainda está causando mortes em todo o mundo, com uma vida sendo ceifada a cada três minutos na semana anterior ao anúncio.

Leia Também: São Paulo Apresentou 1º Caso Da Variante XBB.1.16 Da Covid-19

Decisão

A decisão de encerrar a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada à Covid-19 acontece após vários países, incluindo os Estados Unidos, terem começado a suspender seus estados de emergência locais.

No entanto, é importante lembrar que a decisão da OMS de encerrar a ESPII não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça global à saúde pública.

A designação da ESPII é feita com base em critérios técnicos específicos, que incluem a gravidade e o impacto da doença, a sua transmissibilidade e a capacidade de resposta dos sistemas de saúde dos países afetados.

A designação é muito importante para a coordenação de esforços de saúde pública internacionais e é o mais alto nível de alerta da OMS.

Já o termo pandemia é diferente e se refere à disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto.

A declaração de uma pandemia é uma caracterização ou descrição de uma situação, e não um nível de alerta.