Previdência Social Tebet:
Tebet: Inflação de abril será um pouco menor do que o esperado
Tebet: Inflação de abril será um pouco menor do que o esperado
09/05/2023 13h41 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante uma audiência pública no Senado Federal, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que os dados da inflação, que serão divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), irão surpreender positivamente.

Continua após a publicidade

Enquanto discutia o atual contexto econômico, incluindo recentes números e projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) e inflação, Tebet informou que a expectativa é que o PIB cresça 1,6% este ano, aumentando para 2,3% em 2024 e 2,8% em 2025.

Uma boa surpresa

Durante uma audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional no Senado, a ministra Simone Tebet declarou que a taxa de inflação continua em trajetória de desaceleração.

Tabet afirma que haverá uma surpresa amanhã, 10 de maio, quando for divulgado o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril.

Continua após a publicidade

Segundo ela, a inflação será um pouco menor do que o esperado.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Tebet também ressaltou que o país registrou uma inflação de 10% em 2021 e de 5,8% em 2022. Ela mencionou que a estimativa oficial é de 5,3% este ano, 3,5% em 2024 e 3% ao ano a partir de 2025.

Leia Também: Previsão De Inflação Do Mercado Financeiro Apresentou Queda Em 2023

Continua após a publicidade

PPA

Durante a audiência pública, a ministra Simone Tebet reafirmou o foco de sua pasta no "crescimento sustentável com inclusão social" e enfatizou que esse objetivo será levado em consideração nas ações a serem desenvolvidas através do Plano Plurianual (PPA), o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal.

De acordo com Tebet, o PPA atualmente em preparação será altamente participativo, seguindo a determinação do presidente Lula e de organismos internacionais.

Ela afirmou que o PPA Participativo será o mais participativo da história, permitindo que cidadãos, integrantes de conselhos nacionais e entidades da sociedade civil, como sindicatos, associações e organizações não governamentais (ONGs), colaborem para a elaboração do plano.

Tebet enfatizou ainda que o planejamento é feito por diversas mãos, e que o governo também ouvirá estados e municípios durante o processo. Ela lembrou que o PPA é o ponto de partida da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano seguinte.

Na segunda-feira (8), a secretária de Integridade Pública, Izabela Moreira Corrêa, afirmou que o governo pretende utilizar ferramentas de participação popular para a definição de políticas públicas.