Previdência Social Produção
Produção e venda de veículos caem cerca de 20% em abril
Produção e venda de veículos caem cerca de 20% em abril
10/05/2023 10h48 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Imagem por @user4894991 / freepik

A produção e as vendas da indústria de veículos brasileira sofreram uma queda considerável em abril, comparado à março.

Continua após a publicidade

Essa queda é atribuída pelo setor ao ambiente de juros elevados, que tem pressionado a demanda por carros novos, à antecipação de compra de caminhões e ônibus no final do ano passado e ao fornecimento de componentes que ainda não foi estabilizado.

De acordo com a Anfavea, associação que representa as montadoras de veículos, a produção de carros, picapes, utilitários esportivos, vans comerciais, caminhões e ônibus sofreu uma queda de 19,4% em relação a março, enquanto as vendas de veículos novos despencaram 19,2% no último mês.

Em abril, a produção de veículos atingiu o menor nível para o mês desde pelo menos 2020, totalizando 178,9 mil unidades, segundo informações divulgadas pela entidade.

Continua após a publicidade
Imagem: Divulgação

Além disso, os emplacamentos também sofreram queda, registrando 160,7 mil unidades.

Na semana passada, a Gerdau, importante fornecedora de aço para as montadoras do país, informou que pelo menos oito fábricas de veículos no Brasil estavam paradas.

Leia Também: Lei Que Reduz Taxa Do Inmetro Para Verificação De Tacógrafos Em Veículos Está Em Vigor

Continua após a publicidade

De acordo com a Anfavea, em comparação com abril de 2022, a produção do mês passado apresentou uma queda de aproximadamente 4%. Por outro lado, as vendas registraram um aumento de 9,2%.

No período de janeiro a abril de 2023, a produção de veículos registrou alta de 4,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 714,9 mil unidades. Já as vendas apresentaram um avanço de 14,4%, alcançando 632,5 mil unidades.

Em contrapartida, as exportações de abril deste ano apresentaram uma queda de 24,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 34 mil veículos.

No acumulado do quadrimestre, as exportações registraram uma queda de 4,3%, com um total de 146,3 mil unidades exportadas.