Previdência Social Perícia
Perícia aponta fungos e ovos de parasitas em molho de tomate 
Perícia aponta fungos e ovos de parasitas em molho de tomate 
18/05/2023 19h59 Atualizada há 1 ano
Por: Jorge Roberto Wrigt
Imagem: fugini

Muitos brasileiros gostam de uma bela macarronada com bastante molho de tomate. No mercado brasileiro existem diversas marcas, mas uma delas virou notícia nesta quarta-feira (17).

Continua após a publicidade

Em amostras de molho de tomate da marca Fugini, foi constatada a presença de fungos e ovos de parasita, após perícia do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já tinha proibido a empresa de vender e distribuir produtos. No entanto, a decisão foi suspensa em abril. A empresa é investigada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul por suspeita de crime contra as relações de consumo.

Três amostras — de lotes diferentes e coletadas em três mercados distintos — apresentaram matérias orgânicas que podem produzir bactérias e toxinas causando ou piorando, por exemplo, quadros alérgicos em seres humanos.

Continua após a publicidade

Tudo indica que o inquérito da Polícia Civil do RS sobre o caso deve ser concluído ainda neste mês. A delegada Jeiselaure de Souza disse que os responsáveis pela empresa devem ser chamados a depor nos próximos dias.

Imagem: fugini

Jeiselaure de Souza afirmou que a análise que foi realizada (exame histopatológico), não permite identificar os tipos de fungos e parasitas detectados no molho.

"Seria necessário fazer o que os peritos chamam de cultura microbiológica, mas o IGP nos informou que não faz este tipo de análise. Até perguntei se havia um local para realizar, mas os peritos responsáveis me explicaram que, para efeitos de conclusão do inquérito, não seria necessário pelo fato de que este primeiro exame (histopatológico) já demonstra um problema com o produto, no caso, o molho. Então, não faria uma grande diferença para a investigação especificar os tipos", explica a delegada.

Continua após a publicidade

De acordo com a delegada, como a fábrica tem sede em Monte Alto, São Paulo, os seus representantes serão convocados para deporem no Rio Grande do Sul. Porém, ela não disse qual crime a empresa será indiciada, se isto ocorrer.

A empresa

De acordo com um relato divulgado no site da empresa, diz que a empresa é conhecida por ter um trabalho sério.

"A história da FUGINI sempre foi trilhada a partir de um trabalho sério e comprometido. Teve seu início em 1996, como Indústria Alimentícia Fugita, na cidade de Monte Alto (SP), região tradicionalmente agroindustrial. Em 1998, tornou-se fornecedora da marca Cica, reconhecida e referência de qualidade no mercado". 

"A partir de 2003 lançou no mercado produtos com a marca FUGINI, licenciou a marca Cica para doces, geleias e frutas em calda e adquiriu uma marca de grande valor - AMENDOCREM, passando a ser um importante participante do mercado brasileiro, com atuação de norte a sul".