Previdência Social Portugal
Portugal em destaque: profissões com alta demanda no país
Portugal em destaque: profissões com alta demanda no país
19/05/2023 12h17 Atualizada há 1 ano
Por: Lucas Machado
Foto: Reprodução

Atualmente, Portugal representa uma ótima escolha para quem deseja explorar novos horizontes e fazer carreira em terras estrangeiras. Além de não possuir a temida barreira linguística, o país europeu conta com uma significativa escassez de mão de obra, o que o torna excelente destino para profissionais brasileiros. 

Continua após a publicidade

Caso você tenha pretensões de trabalhar em território luso, antes de mais nada, é preciso pesquisar quais são as profissões em alta no mercado português. De modo geral, trabalhadores dispostos a atuar no país são muito procurados, especialmente, quando falantes da Língua Portuguesa, todavia, há determinadas áreas que estão carentes de profissionais qualificados, logo, estes são altamente requisitados. 

Conforme o portal Nacionalidade Portuguesa, as profissões em falta na nação europeia estão basicamente ligadas a tecnologia da informação. O mercado permanece em expansão e segue recrutando talentos, todavia, no campo de software é necessário experiência, além do domínio do inglês. 

Outras áreas com alta demanda são a construção civil e engenharia. No entanto, na indústria da construção, os salários baixos, equiparados ao salário mínimo de Portugal, desempenham um papel significativo na contratação e aceitação das vagas disponíveis.

Continua após a publicidade

Profissões com alta procura em Portugal

Analista de sistemas

Um analista de sistemas é um profissional responsável por analisar, projetar, desenvolver e implementar sistemas de informação. Eles trabalham com a análise de requisitos, o design de soluções tecnológicas e a garantia da integração e eficiência dos sistemas.

Em Portugal, há uma demanda crescente por profissionais da área. A falta de especialistas nesse campo cria oportunidades para aqueles que possuem habilidades e conhecimentos nessa área, pois as empresas buscam atender às suas necessidades tecnológicas e impulsionar sua transformação digital.

Programador

Um programador é um profissional que escreve códigos de computador para criar, desenvolver e manter aplicativos, softwares e sistemas. Eles utilizam linguagens de programação para traduzir as instruções dos usuários em um formato compreensível pelo computador.

Continua após a publicidade

Em Portugal, a alta procura pelos referidos profissionais é uma realidade. Trata-se de um campo promissor para aqueles que possuem habilidades de programação e estão dispostos a acompanhar as tendências tecnológicas.

Imagem por @alexgrec / freepik

Profissional de E-commerce

O mercado de Portugal está carente de profissionais de E-commerce qualificados. Portanto, este campo de conhecimento representa uma excelente oportunidade para o crescimento pessoal e profissional. 

Um profissional da área é responsável por desenvolver e gerenciar atividades relacionadas à venda de produtos ou serviços online. Isso inclui a criação e manutenção de lojas virtuais, a gestão de estoque, a definição de estratégias de marketing digital, o monitoramento de métricas de desempenho e a melhoria da experiência do cliente no ambiente digital. 

Engenheiro de informática

O mercado de Portugal está carente de engenheiros de informática, tornando-se uma ótima oportunidade para buscar emprego nesta área. Estes profissionais, são basicamente responsáveis por projetar, desenvolver e manter sistemas de software e hardware.

Eles trabalham com programação, análise de dados, segurança da informação, redes de computadores e outras áreas relacionadas à tecnologia da informação.

Gestor de risco

Outro campo com uma alta demanda no território luso, está ligado à área financeira, sobretudo, por profissionais especializados em gestão e controle de risco. O profissional é responsável por identificar, avaliar e gerenciar os riscos que uma organização enfrenta.

Além disso, um gestor de risco analisa os dados e as tendências do mercado, avalia as ameaças potenciais e desenvolve estratégias para minimizar ou mitigar os riscos.