Previdência Social Moraes
Moraes nega vínculo trabalhista entre motorista e o App Cabify
Moraes nega vínculo trabalhista entre motorista e o App Cabify
25/05/2023 06h13 Atualizada há 1 ano
Por: Leonardo Grandchamp
Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou uma decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais que reconheceu vínculo de emprego entre um motorista de aplicativo e a plataforma Cabify.

Continua após a publicidade

No entendimento de Moraes, a decisão descumpriu precedentes do Supremo sobre a matéria. Para o ministro, a relação entre o motorista e a empresa é comercial e se assemelha aos casos de transportadores autônomos.

Leia também: Correios Vão Substituir A Uber No Brasil? Entenda Esse Caso!

Imagem por Standret / shutterstock

"A interpretação conjunta dos precedentes permite o reconhecimento da licitude de outras formas de relação de trabalho que não a relação de emprego regida pela CLT, como na própria terceirização ou em casos específicos", entendeu o ministro.

Continua após a publicidade

Leia também: Motorista De Aplicativo E Os Benefícios Do INSS

No processo, a plataforma argumentou que serviço dos motoristas não se enquadra como veículo empregatício. No entendimento do Cabify, o profissional dirige para clientes cadastrados, sem exigência mínima de faturamento e número de viagens.

Ebook Direitos Trabalhistas

Continua após a publicidade

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, conheça o nosso ebook.

Original de Agência Brasil