Previdência Social Processo
Processo de queda da inflação ainda não acabou, diz Campos Neto
Processo de queda da inflação ainda não acabou, diz Campos Neto
25/05/2023 15h58 Atualizada há 1 ano
Por: Jorge Roberto Wrigt
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

A inflação continua sendo o assunto do momento e pelo jeito vai continuar fazendo parte da vida do brasileiro ainda por muito tempo.

Continua após a publicidade

De acordo com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, o processo de desinflação ainda não terminou no Brasil, mas tem ritmo lento. A afirmação foi feita por ele durante participação gravada para evento internacional.

“Estamos vendo uma reversão [inflacionário] do processo no Brasil, mas em um ritmo muito desacelerado. Pensamos que o processo de desinflação não terminou e precisamos fazer a inflação convergir para a meta“, disse.

Campos Neto aproveitou para dizer que o Banco Central brasileiro foi um dos primeiros a identificar a chegada de uma inflação de demanda e subir as taxas de juros para controlá-la, o que justifica o fato da Selic estar em 13,75% desde agosto de 2022.

Continua após a publicidade

O presidente do Banco Central, falou brevemente ao Global Emerging Markets Summit 2023, sobre os planos do BC para a digitalização dos bancos. Segundo Campos Neto, no Brasil este processo “tem muitos blocos”.

Leia Também: Aposentados Do INSS Recebem Novo Piso A Partir Desta Quinta-Feira (25)

Preço dos alimentos avança 0,94% no mês

Enquanto isso, os preços dos alimentos continuam subindo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a alta no grupo Alimentação e Bebidas foi puxada pela alimentação no domicílio (1,02%).

Continua após a publicidade

Leite longa vida: 6,03% (responde sozinho por 0,05 ponto percentual na taxa de inflação do mês) Tomate: 18,82% Batata-inglesa: 6,60%.

Mas também houve queda de preços: Óleo de soja: -4,13% Frutas: -1,52%.

Agora, se você gosta de comer fora de casa ou precisa, saiba que está mais caro! Foi registrada uma alta de 0,73% na alimentação fora de casa, pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15). 

O IPCA-15 considera 465 produtos e serviços e mede a inflação para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.

A metodologia utilizada é a mesma do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país. A diferença está apenas no período de coleta dos preços e nas cidades pesquisadas.

Segundo a última edição do Boletim Focus, relatório do BC que reúne as projeções de agentes do mercado financeiro, a previsão é de que o IPCA encerre o ano em 5,80%.