Previdência Social Candida
Candida Auris: Pernambuco confirma 4° caso de superfungo mortal
Candida Auris: Pernambuco confirma 4° caso de superfungo mortal
30/05/2023 08h54 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Imagem: Fantastic Studio / freepik

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta segunda-feira (29), mais um caso de infecção pelo Candida auris, um tipo de superfungo, em Pernambuco.

Continua após a publicidade

Com este novo registro, o número total de pacientes infectados neste ano chega a quatro. O indivíduo afetado é um homem de 63 anos que está atualmente internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), localizado em Paulista, na região metropolitana do Recife.

Segundo informações da SES, o paciente foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMA devido a problemas ortopédicos e, após a confirmação do caso, foi isolado.

No presente mês, a unidade de saúde suspendeu novos atendimentos, pois foi lá que o primeiro caso de Candida auris deste ano foi confirmado em 11 de maio.

Continua após a publicidade

Outros casos de superfungo

Na segunda-feira, a SES também atualizou o estado de saúde dos outros três pacientes diagnosticados com o superfungo, Candida auris:

Um idoso de 66 anos, teve uma evolução favorável e recebeu alta hospitalar ele estava internado no Hospital Português, um hospital privado localizado no Paissandu, região central do Recife, e foi diagnósticado em 23 de maio.

Um homem de 48 anos, continua internado na unidade, sem apresentar repercussões clínicas relacionadas ao fungo ele está internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e foi diagnósticado em 11 de maio.

Continua após a publicidade

Um idoso de 77 anos, permanece internado no Hospital Tricentenário, em Olinda, ele foi diagnosticado em 14 de maio, e não apresenta repercussões clínicas relacionadas ao fungo.

No caso do Hospital Miguel Arraes, devido ao fato de o primeiro paciente diagnosticado ter passado por várias áreas do hospital, toda a unidade de saúde foi fechada para novas internações e está recebendo apenas casos de urgência.

Leia Também: Supermicose: EUA Registra Casos De Infecção Por Fungos Resistentes

Candida auris

Candida auris é um tipo de fungo patogênico que pode causar infecções em seres humanos. Foi identificado pela primeira vez em 2009 e desde então tem se tornado uma preocupação crescente na área da saúde.

O Candida auris é conhecido por sua resistência a múltiplos medicamentos antifúngicos comumente utilizados, o que torna o tratamento dessas infecções mais desafiador.

Visao microscopica levedura candida auris. Imagem: Fantastic Studio / freepik

Esse fungo pode causar infecções em diferentes partes do corpo, como corrente sanguínea, ouvidos, feridas cirúrgicas e outras áreas do corpo.

Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, doenças crônicas e que tenham recebido tratamentos intensivos com antibióticos ou antifúngicos têm maior risco de contrair infecções por Candida auris.

Tranmissão

A transmissão do Candida auris pode ocorrer através do contato direto com pessoas infectadas, superfícies contaminadas ou equipamentos médicos contaminados.

Por ser resistente a desinfetantes comuns, é importante adotar medidas rigorosas de controle de infecção para evitar a disseminação desse fungo em ambientes de cuidados de saúde.

Devido à sua resistência a medicamentos e à sua capacidade de se espalhar rapidamente, o Candida auris é considerado uma ameaça à saúde pública e requer vigilância e medidas preventivas adequadas por parte dos profissionais de saúde para evitar surtos e controlar sua disseminação.