Direito Receita
Receita recebe número recorde de declarações do IR 2023
Receita recebe número recorde de declarações do IR 2023
01/06/2023 12h10 Atualizada há 1 ano
Por: Ana Luzia Rodrigues
Foto: Reprodução

A Receita Federal anunciou que recebeu 41,1 milhões de declarações de Imposto de Renda 2023. Foi um recorde, segundo o órgão. O número foi atualizado pelo Fisco, na manhã desta quinta-feira (1º), após o fim do prazo de entrega neste ano.

Continua após a publicidade

A Receita havia ampliado a expectativa de recebimentos de declarações para 39,5 milhões de documentos recebidos. Dessa maneira, neste ano, o órgão recebeu cerca de 1,6 milhão a mais que o esperado. Deste montante, destaca-se o número de declarações pré-preenchidas, que foi o meio utilizado por mais de 9,8 milhões de contribuintes.

Leia também: IR 2023: Aprenda A Alterar E Enviar Uma Declaração Retificadora

O contribuinte tinha até as 23h59 desta quarta-feira para enviar o documento, para não pagar multa e ficar livre de outras sanções, como o bloqueio do CPF.

Continua após a publicidade
Imagem por @pressfoto / freepik

Perdeu o prazo? Saiba o que fazer

Segundo a Receita, quem não entregou dentro do prazo pode enviar a declaração retificadora já a partir desta quinta-feira (1º). A regularização da situação, no entanto, está condicionada ao pagamento de multa.

A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido. A recomendação é para que o contribuinte regularize a situação o quanto antes.

Além de pagar multa, quem tem a obrigação, mas não declara o Imposto de Renda dentro do prazo, corre o risco de ficar com o CPF “sujo”. Entre outras restrições estão: impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e, até mesmo, prestar concurso público até que a situação fique regular.

Continua após a publicidade

Portanto, o procedimento é o mesmo para quem já enviou o documento no prazo. O contribuinte pode acessar o programa para computadores do Imposto de Renda 2023, dos aplicativos para smartphones e tablets 'Meu Imposto de Renda', ou ainda acessar o site oficial da Receita Federal e seguir os passos. Regularize o quanto antes a sua situação e evite maiores dores de cabeça.