Direito eSocial
eSocial e o fim do código de acesso. Somente com conta Gov.br 
eSocial e o fim do código de acesso. Somente com conta Gov.br 
05/06/2023 09h36 Atualizada há 1 ano
Por: Ana Luzia Rodrigues
Imagem por @rawpixel.com / @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil

Os profissionais que utilizam o eSocial - que é o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas - a partir de 12 de junho o acesso será obrigatoriamente por conta Gov.br. O acesso via login único do gov.br traz camadas extras de segurança para os usuários do eSocial.

Continua após a publicidade

Desde abril de 2021 também era possível logar através de código de acesso e senha. Contudo, passado o período de convivência entre as duas formas de login, o código de acesso está sendo descontinuado, sendo a conta gov.br a única forma de acesso aos módulos web do eSocial, a partir do próximo dia 12 de junho.

Isso significa que a folha de maio/23, com vencimento no dia 7 de junho, será a última folha de pagamento que os usuários conseguirão encerrar utilizando o login por código de acesso. Portanto, a partir da folha de junho/23, que vence em 07 de julho, os usuários somente conseguirão realizar o encerramento se acessarem por meio do gov.br.

Portanto, se você ainda não providenciou seu login do gov.br níveis ouro ou prata, esta é a sua última chance. Dessa forma, não deixe para a última hora.

Continua após a publicidade

Como o usuário deve proceder para acessar sua conta?

O usuário que já possui uma conta no gov.br, que tenha sido criada para a utilização de qualquer outro serviço (Conecte SUS, Meu INSS, eCAC, etc.), poderá utilizar a mesma forma de acesso. Assim, ao clicar no botão “Entrar com gov.br”, o usuário fará o login único e poderá utilizar suas credenciais para o acesso.

Todavia, caso o usuário não possua uma conta gov.br, na mesma página de acesso poderá digitar seu CPF e encaminha-se para o cadastramento e concessão de níveis de confiabilidade.

Porém, o acesso ao eSocial somente será possível para os usuários que possuírem conta gov.br com nível prata ou ouro.

Continua após a publicidade

Leia também: ESocial: Confira As Mudanças E Fique De Acordo Com As Normas Até Julho

Selos de autenticidade

As contas gov.br dispõem de três níveis de confiabilidade e o usuário poderá realizar seu cadastro  através dos níveis, bronze, prata e ouro. Estes selos de autenticidade variam conforme o cadastro seja feito com os tipos de documentos ou validações. Dessa forma, a conta recebe a classificação “bronze”, “prata” ou “ouro”, dependendo do nível:

Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais

Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Previdenciários

Selo Balcão Presencial (INSS)

Selo Internet Banking (bancos conveniados)

Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União

Selo Validação Facial da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Selo de Certificado Digital de Pessoa Física

Biometria facial da Justiça Eleitoral