Previdência Social Expectativa
Expectativa de correção do FGTS cresce nos últimos dias para fazer o pedido
Expectativa de correção do FGTS cresce nos últimos dias para fazer o pedido
22/06/2023 10h48 Atualizada há 1 ano
Por: Leonardo Grandchamp
Imagem: freepik / logo fgts / editado por Jornal Contábil

Temos acompanhado o assunto da revisão da correção monetária do fundo de garantia há bastante tempo e tudo indica que o seu desfecho está bem próximo. A decisão do STF deve sair nas próximas semanas e pode significar uma correção muito interessante para quem tiver um pedido protocolado até a data do julgamento.

Continua após a publicidade

As expectativas eram de uma correção pela inflação dos últimos anos desde 1999, o que significaria, em média, R$10 mil para cada trabalhador, incluindo os que já sacaram o dinheiro do fundo de garantia em algum momento. Mesmo que a decisão seja por um índice menor, como o da poupança, o valor ainda será significativo, informa a startup LOIT FGTS que executa esse cálculo gratuitamente através do site https://fgts.loitlegal.com.br.

Leia também: Quais As Vantagens E Serviços Do FGTS Digital?

Situação atual da revisão

A revisão aguarda o seu desfecho no STF e os milhares de cidadãos que já entraram com seus pedidos individuais estão com seus processos suspensos no aguardo da nova regra que deverá ser aplicada a todos.

Continua após a publicidade

Esse resultado deve estar próximo já que o julgamento do assunto no STF foi retomado em abril e está apenas aguardando o retorno do pedido de vista do Ministro Nunes Marques. Dois votos já foram computados a favor da revisão da correção, porém, apontando a poupança como um possível índice de correção ao invés da inflação. 

Leia também: Lucro Do FGTS Foi De 15 Bilhões. Novo Depósito Ocorre Este Ano!!

FGTS - Imagem por Freepik editado por Jornal Contábil

Uma questão importante que também será debatida é sobre a retroatividade dessa regra. A princípio, é provável que a corte aprove a nova regra apenas para o futuro, ou seja, deixando o passado sem a correção que beneficiaria todos os cidadãos que tiveram dinheiro no fundo desde 1999. 

Continua após a publicidade

Por este motivo, os especialistas no assunto recomendam fortemente que seja dado entrada no pedido de revisão antes da decisão, de forma a manter as chances de recuperar os valores do passado.

O pedido de Revisão do FGTS

Entrar com o pedido de revisão ainda pode ser feito e, na maioria das vezes, através da internet. O primeiro passo seria fazer o cálculo da revisão para saber se tem valores a corrigir e se vale a pena entrar com o pedido.

Para este cálculo é necessário ter os extratos do FGTS que podem ser obtidos facilmente através do aplicativo FGTS da Caixa.

Em seguida, para entrar com o pedido, se o valor for inferior a 60 salários mínimos, é possível utilizar o caminho do Juizado Especial Federal (JEF) onde não existem custas e não é preciso ter um advogado. 
O mesmo site LOIT FGTS oferece os documentos necessários para dar entrada no processo mediante o pagamento de uma pequena taxa. O usuário pode optar também por contratar o serviço de atermação onde a empresa ajuda na parte burocrática para protocolar a ação.