Previdência Social O
O que é EPP: Saiba tudo sobre o assunto!
O que é EPP: Saiba tudo sobre o assunto!
24/06/2023 07h06 Atualizada há 1 ano
Por: Leonardo Grandchamp
Foto: Reprodução

EPP é um porte empresarial, corresponde diretamente ao tamanho da empresa em questão do faturamento obtido no ano. O porte indica o tipo de empresa e sua classificação em relação ao seu faturamento e número de funcionários. Atualmente conseguimos atender 2 portes, o ME e EPP. 

Continua após a publicidade

Introdução (incluir a palavra-chave principal aqui em negrito) / O que é uma EPP?

Uma EPP pode ser enquadrada em qualquer regime tributário, não precisa ser aberta diretamente no Simples Nacional, como muitos pensam. No entanto, se a atividade da empresa permitir, recomenda-se que no seu início opte pelo Simples Nacional. 

Leia também: Entenda As Diferenças, Vantagens E Desvantagens Entre ME E EPP

LEI No 9.841, DE 5 DE OUTUBRO DE 1999 institui o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, dispondo sobre o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido previsto nos arts. 170 e 179 da Constituição Federal. Depois, os conceitos e limites das ME e EPP foram atualizados na lei do Simples Nacional 123/2006 

Continua após a publicidade

Principais características de uma EPP

Leia também: Veja Os Tipos De Empresas Existentes Para Abrir No Brasil

Benefícios de empresas de pequeno porte

Contabilidade

Quem pode ser EPP? / Exemplos de empresas de pequeno porte 

Uma empresa pode ser aberta diretamente como EPP, sem passar pela ME. Desde que haja a expectativa de faturamento anual superior a 360K. Ou então, uma empresa aberta como ME vira uma EPP ao ultrapassar 360K de faturamento anual. No entanto, é necessário fazer esta formalização a receita federal através de um atualização cadastral ou alteração contratual.

Exemplos: Padarias, restaurantes, tecnologia da informação, medicina (focar em empresas com média de mais de 30K)

Continua após a publicidade

Como abrir uma EPP (Falar da Contabilizei)

A única particularidade é que nosso cliente precisa nos informar que ele quer abrir a empresa diretamente como EPP. Pois via de regra, abrimos todas diretamente como ME. Por isso precisa avisar. É uma oportunidade de entendermos a necessidade e quem sabe orientar ele em algum processo. 

Caso ele entre com a intenção de ter 20 funcionários, não vamos conseguir atender.

Até mesmo o capital social informado na abertura não tem valor mínimo.

Em relação ao processo de abertura, esta é a única particularidade. A abertura não fica mais ou menos complexa. Esse ponto é afetado apenas pelas naturezas jurídicas (LTDA, EI, SLU…)

Por Vitor Torres, Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país.

Original de Contabilizei