Previdência Social Orçamento
Orçamento familiar: Veja como se preparar para comprar um carro
Orçamento familiar: Veja como se preparar para comprar um carro
28/07/2023 11h57 Atualizada há 1 ano
Por: Leonardo Grandchamp
Imagem por @standret/ freepik

Ter um carro particular para a família certamente é algo muito vantajoso e prático para o dia a dia, mas muitos se esquecem dos diversos gastos relacionados ao veículo. Organizar o orçamento familiar para realizar o sonho de ter seu próprio automóvel vai além de levantar o dinheiro da compra, exigindo muita disciplina e pensamento a longo prazo.

Continua após a publicidade

O primeiro passo da organização financeira voltada para a compra de um veículo é decidir se o pagamento será realizado à vista ou parcelado, pois isso definirá como será o restante. Pagar o total de uma vez com certeza é mais vantajoso, já que é a única alternativa para se livrar dos juros do mercado, porém acaba tornando o sonho mais difícil de ser realizado.

Leia também: Veja Nove Dicas Para Organizar As Suas Finanças Pessoais!

Tudo vai depender do quão rápido se deseja alcançar o objetivo. Quem não estiver com pressa pode ir juntando dinheiro até atingir uma quantia aceitável, o que pode exigir alguns anos de organização e controle financeiro. Já aqueles que desejam usufruir logo do seu automóvel provavelmente apostarão em um financiamento, que acaba sendo a modalidade mais utilizada no país.

Continua após a publicidade

Leia também: MEI Tem Até 30 % De Desconto Na Compra De Carro Zero. Veja Como Obter

Imagem por @Sureeporn Teerasatean / shutterstock

Ao parcelar o valor de um automóvel, os juros acabam sendo inevitáveis, então tenha em mente que essa alternativa faz o veículo sair mais caro a longo prazo. Contudo, acaba sendo a melhor opção para aqueles que desejam usufruir do veículo de imediato, então faça bem suas contas e certifique-se de que a parcela não comprometa mais de 30% da renda mensal da família. É possível negociar financiamentos maiores para garantir parcelas mais baixas, porém os juros também aumentam.

Lembre-se que os bancos sempre analisam o perfil de crédito do cliente meticulosamente, então elimine o máximo de pendências financeiras antes de solicitar o financiamento. Além de ajudar na análise, também é muito importante para o orçamento, já que carros trazem custos altos que vão além das parcelas, mas também incluem impostos anuais, abastecimento regular, manutenção periódica e eventuais multas, quando necessário.

Continua após a publicidade

Mesmo que o carro não apresente defeitos, ainda é preciso fazer uma revisão de rotina e trocar alguns componentes eventualmente como pneu, óleo, etc. São custos que precisam estar inclusos no orçamento para não pegar ninguém de surpresa. Além disso, vale estar atento às promoções do setor automotivo para conseguir economizar também.