Negócios Iniciativa
Iniciativa Exige que Empresas de Inteligência Artificial Forneçam Ferramentas de Proteção aos Direitos Autorais
Iniciativa Exige que Empresas de Inteligência Artificial Forneçam Ferramentas de Proteção aos Direitos Autorais
01/08/2023 16h09 Atualizada há 1 ano
Por: Gabriel Dau
Foto: Reprodução

O Projeto de Lei 1473/23 obriga empresas que operam sistemas de inteligência artificial (IA) a disponibilizar ferramentas que garantam aos autores de conteúdo na internet a possibilidade de restringir o uso de seus materiais pelos algoritmos. O objetivo é preservar os direitos autorais.

Continua após a publicidade

Idealizador da proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) afirma que os autores de textos e proprietários de conteúdo disponíveis na internet podem não querer que os modelos de inteligência artificial coletem informações sobre o conteúdo produzido por eles, especialmente quando se trata de produções artísticas e culturais. 

Leia também: A Revolução Da Inteligência Artificial Na Contabilidade

Segundo o parlamentar, o termo de uso da organização OpenAI relativo à ferramenta ChatGPT, por exemplo, já traz a possibilidade da reclamação de direitos autorais. É possível enviar uma notificação pedindo a exclusão ou desabilitação de conteúdo supostamente infrator e o encerramento de contas de infratores reincidentes. 

Continua após a publicidade

“Apesar de louvável a iniciativa de disponibilizar o procedimento para que o usuário aponte o desrespeito aos direitos autorais, entende-se que isso não seja suficiente, pois se trata de tecnologia avançada que pode atuar de forma preventiva, e não reativa, identificando automaticamente os textos utilizados e as eventuais infrações aos direitos autorias”, diz Aureo Ribeiro.

Leia também: G7 Engrossa Coro Por Regulação De Inteligência Artificial Generativa

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Cultura; de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: Agência Câmara de Notícias