Previdência Social O
O papel dos contadores no ambiente corporativo
O papel dos contadores no ambiente corporativo
04/08/2023 10h57 Atualizada há 1 ano
Por: Bia Montes
Imagem por @pressfoto / freepik

O contador e a profissão contábil está se transformando numa tendência natural e assumindo papéis além daqueles de fornecimento de informações para os tomadores de decisão.

Imagem: @dusanpetkovic / freepik

*Por Waldir Ladeira

Continua após a publicidade

O primeiro objeto de estudo do profissional de Ciências Contábeis é o patrimônio das empresas, seja do setor público, seja do privado. É muito comum que os estudantes conheçam o contador como o responsável por auxiliar na declaração e nos cálculos do Imposto de Renda, porém o mercado de atuação é diversificado. Antes de iniciar o exercício da atividade contábil nas empresas, o bacharel de Ciências Contábeis deverá realizar uma prova para obter a carteira profissional, que é expedida pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
 

Zelar pelo patrimônio empresarial é importante para que as organizações mantenham os negócios no mercado, pensar em estratégias de expansão, gerar oportunidades de emprego, acompanhar o crescimento dos bens, cumprir os direitos e obrigações, produzir informações úteis e compreensíveis para decisões gerenciais, de forma que o gestor entenda o próprio negócio, assim como o concorrente, cliente, fornecedores. 

Leia também: Contador: Como Diversificar Sua Profissão?

Continua após a publicidade

Na graduação de Contabilidade, o estudante poderá abranger diversos temas vivenciados no cotidiano corporativo. Uma das áreas mais demandadas pelas empresas é a auditora, setor responsável por verificar se houve obediência ou negligência às regras fiscais, princípios contábeis e normativas do Conselho Regional de Contabilidade de forma que consiga manter o patrimônio estável e uniforme. O perito é o profissional demandado pela justiça para realizar os cálculos trabalhistas, ambientais, previdenciários ou qualquer outro litígio.

Em alguns casos, o profissional pode empreender ao abrir um escritório de contabilidade e prestar serviços para sociedade. Há uma demanda por este formato de atuação, pois muitas empresas não têm condições de manter um profissional e optam por terceirizar, ou seja, contratar um escritório de contabilidade. A carreira pública também é almejada por estudantes e há possibilidades de atuação no governo, autarquia federal, estadual e municipal e consultoria. 

Leia também: Quanto Ganha Um Contador No Brasil? Atualizado

Continua após a publicidade

Para continuar no mercado, é importante buscar atualizações constantes. A inteligência artificial não vai acabar com a profissão de contador, mas vai auxiliar nas atividades rotineiras. Os conhecimentos práticos, técnicos e habilidades gerenciais são importantes para atender às necessidades do cliente. O profissional no início de carreira pode enfrentar desafios que contribuirão para o protagonismo, construções reflexivas e o alcance de soluções para os problemas na profissão.

*Waldir Ladeira é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR).

Este é um artigo de opinião, não refletindo assim, necessariamente, a opinião do Jornal Contábil.