Previdência Social Novo
Novo programa do governo é considerado ‘luz no horizonte’
Novo programa do governo é considerado ‘luz no horizonte’
07/08/2023 16h36 Atualizada há 1 ano
Por: Bia Montes
Imagem: pt.org.br

Na última sexta-feira (04/08), o presidente Lula relançou o programa Luz para Todos.

Continua após a publicidade
Imagem: Mais Brasil Para Mais Brasileiros

Quem conhece a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabe que ele foi responsável pela criação de vários benefícios sociais. Recentemente, o presidente mencionou o possível retorno de um programa muito importante para os brasileiros, especialmente para grupos específicos da sociedade.

Programa Luz para Todos retornará?

A princípio, na última sexta-feira (04/08), o presidente Lula relançou o famoso programa Luz para Todos. Em síntese, a iniciativa prevê que a população rural tenha acesso à energia elétrica, especialmente no Norte do país. No geral, o objetivo do programa é garantir que haja a erradicação da pobreza energética, bem como haja um maior desenvolvimento econômico e social.

Conforme as previsões, nesta nova fase, cerca de 500 mil famílias deverão ser beneficiadas até o ano de 2026. No mesmo evento, que ocorreu em Parintins, no Amazonas, houve o lançamento de um novo programa chamado Energias da Amazônia, cujo objetivo é a descarbonização da floresta.

Continua após a publicidade

Leia também: Governo Planeja Aumento Real No Salário Mínimo De 2024?

Houve, também, a apresentação da Interligação de Parintins, Itacoatiara e Juruti ao Sistema interligado Nacional (SIN), bem como a assinatura da Ordem de Serviço do Linhão Manaus/Boa Vista e também do Interligação Elétrica de países da América do Sul. Segundo informações do presidente, todos esses recursos devem trazer energia elétrica para 150 mil pessoas que ainda não têm acesso ao benefício.

Importação de energia da Venezuela

Ademais, em um decreto assinado no mesmo dia, houve a ampliação da possibilidade de intercâmbio e energia entre os países da América do Sul, que fazem fronteira com o Brasil e a Venezuela. Hoje em dia, o país realiza intercâmbios com o Uruguai, o Paraguai e a Argentina, graças à Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.

Continua após a publicidade

Leia também: Bolsa Família Poderá Ser Pago Com Real Digital. Confira!

Conforme destacou o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, o novo decreto permitirá a realização de contratos para haver possibilidade de trazer energia renovável e limpa da Venezuela, diretamente da usina de Guri, que deve voltar a proporcional energia elétrica barata e de qualidade para Roraima e o restante do Brasil.

Em relação ao texto assinado na data, ele prevê a possibilidade de importar energia para realizar o atendimento de sistemas isolados, com o objetivo maior de reduzir gastos com a Conta de Consumo de Combustível (CCC), que foi orçada em R$ 12 bilhões somente neste ano. A saber, ela representa 35% da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), então a substituição do sistema, gradativamente, deve reduzir esses gastos, pagos por todos.