Economia DREX:
DREX: O que pode mudar na sua vida?
DREX: O que pode mudar na sua vida?
17/08/2023 17h36 Atualizada há 1 ano
Por: Gabriel Dau
Foto: Reprodução

No dia 07 de Agosto de 2023 o Banco Central anunciou o nome da nova moeda digital brasileira: O Drex, anteriormente chamada de Real digital. Essa nova moeda digital terá como objetivo facilitar as transações e diminuir os custos operacionais do papel-moeda.

Continua após a publicidade

O que é o Drex?

Segundo o Banco Central cada letra da palavra Drex possuí um significado D e R são uma referência para Real Digital, enquanto o E vem de “eletrônico”, e o X é usado para passar uma “ideia de modernidade e de conexão do uso de tecnologia de registro distribuído (usada pelo Drex) ”. O Drex é basicamente, uma moeda que só existe no ambiente digital, mas que está associada aos reais tradicionais que você tem na carteira e na conta bancária.

Leia também: Drex: Saiba Como Utilizar O Real Digital Em Suas Compras

A diferença em relação a outras moedas digitais e criptomoedas é que o Drex será emitido pelo próprio Banco Central, com lastro no Real físico. No caso, esse “lastro” significa que a moeda virtual estará vinculada ao atestado de valor da moeda oficial do país — ou seja: quem garante seu valor é o próprio governo.

Continua após a publicidade

Diferença entre Pix e Drex?

Apesar de serem considerados “primos”, o Drex e o Pix são tecnologias bem diferentes.

Enquanto o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos feitos exclusivamente em reais, o Drex é uma nova versão digital da moeda oficial do país.

Além disso, as transações do Drex serão executadas por meio da tecnologia blockchain, a mesma usada pelas criptomoedas, que permite transferências seguras e com valores maiores.

Continua após a publicidade

Como o Drex será usado?

O nova moeda poderá ser usada em alguns casos já pensados pelo Bacen como: Comprar ou vender um imóvel sem sair de casa para ir ao cartório. A nova moeda abrirá a possibilidade de fazer esse processo atrelado a contratos inteligentes que são documentos digitais programados por meio de tecnologia para serem executados de forma automática sob as condições acordadas. A lógica do contrato inteligente é a mesma de um documento legal tradicional, com a diferença de que a liberação do bloqueio digital só ocorre quando todas as regras pré-estabelecidas no termo assinado são executadas.

Na prática, isso funciona de modo que a escritura e o registro do imóvel negociado seja transferido automaticamente para o comprador assim que o pagamento for efetivado por ele. Como tudo ocorre simultaneamente, deixa de existir o intervalo de tempo no processo de compra e venda, trazendo mais segurança para um acerto comercial entre pessoas desconhecidas.

Leia também: Real Digital: Saiba Mais Sobre A Moeda Digital Drex

O Drex também poderá ser utilizado no caso de remessas internacionais quando outros países tiverem moedas digitais em circulação. Hoje, o dólar é a moeda intermediária em transferências internacionais para outras divisas, como iene, yuan, dólar canadense e outras.

Uma vez que o real digital e outras CBDCs (Central Bank Digital Currency -moedas digitais emitidas por Banco Centrais) estejam em circulação, o caminho ficará mais fácil e, consequentemente, mais barato por diminuir o número de instituições financeiras envolvidas no processo e o custo total da operação.

Por: Lucas de Sá Pereira, contador, criador do instagram @contadorlucaspereira e colunista do Jornal Contábil

Este é um artigo de opinião, não refletindo assim, necessariamente, a opinião do Jornal Contábil.