Economia Taxa
Taxa Selic impulsiona redução das taxas de juros no consignado do INSS
Taxa Selic impulsiona redução das taxas de juros no consignado do INSS
18/08/2023 09h19 Atualizada há 1 ano
Por: Gabriel Dau
Imagem: @gustavomellossa / @aln2311 / freepik / montagem jornal contábil

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu, nesta quinta-feira (17), baixar o teto de juros cobrados no empréstimo consignado a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos atuais 1,97% ao mês para 1,91% para aposentados e pensionistas. A decisão foi tomada por 13 votos a 1.

Continua após a publicidade

A justificativa apresentada pelo Ministério da Previdência é a queda na taxa básica de juros, a Selic, de 13,75% para 13,25% ao ano, afirmou nas redes o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que também é presidente do conselho.

Leia também: Consignado Do INSS: Juros Serão De No Máximo 1,91%

O CNPS é composto por representantes do governo, aposentados, pensionistas, trabalhadores em atividade e empresas.

Continua após a publicidade

Logo após a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), no início deste mês, o Banco do Brasil e a Caixa anunciaram redução da taxa do consignado do INSS para, respectivamente, 1,77% e 1,70% ao mês. Isso porque o conselho estipula somente o teto dos juros; a taxa cobrada fica a cargo das instituições financeiras.

Leia também: INSS: Anunciado edital do processo seletivo para 31 vagas na Diretoria de Tecnologia da Informação

Em março, o governo chegou a baixar o teto para 1,70% ao mês, mas teve de voltar atrás, após pressão dos bancos, que suspenderam a oferta da linha após a canetada.

Continua após a publicidade

Fonte: InfoMoney