Direito Digital
Digital Influencer precisa da assessoria de uma contabilidade?
Digital Influencer precisa da assessoria de uma contabilidade?
22/08/2023 10h08 Atualizada há 1 ano
Por: Ana Luzia Rodrigues
Imagem: freepik / freepik

Com o crescimento da era digital os influenciadores (ou digital influencers) ganham cada vez mais espaço no mundo digital, fazendo da experiência uma profissão e consequentemente criando uma carreira na área.  

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Ter a orientação de um profissional especialista para auxiliar na gestão financeira da empresa e nas responsabilidades tributárias, contábeis, trabalhistas e comerciais é essencial, por isso a importância de contar com uma contabilidade assertiva.

Quem investe na carreira como digital influencer e já tem nichos bem definidos e entrega conteúdos de qualidade a seu público, pode transformar o que era apenas um hobby ou renda extra em negócio.

Nessa hora, ter a ajuda especializada de um contador é indispensável. Veja na leitura a seguir como um contador pode ajudar a consolidar a profissão de digital influencer.

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Como uma contabilidade atua para influenciadores digitais?

De todas as funções que uma assessoria contábil para influencer pode exercer, vamos falar das principais.

Leia também: Ranking Mundial Do Impacto De Influencers Para Decisão De Compra

Abertura de empresa para influencer

A abertura de empresa é uma das melhores maneiras pelas quais um influencer pode organizar suas operações, adquirir credibilidade e ainda economizar no pagamento de impostos. Com o apoio de uma assessoria contábil, fica mais fácil lidar com esse processo, que é tão importante.

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Isso porque a criação de uma pessoa jurídica permite o registro da sua marca, viabiliza a contratação de funcionários e ainda permite que você emita nota fiscal. Com essa vantagem, é possível atribuir funções a pessoas especializadas que trabalham com vínculo empregatício.

Além disso, você ainda pode transformar seu faturamento com Ads no YouTube e “publis” no Instagram em parte da receita da sua empresa. Dessa forma, ao dividir o rendimento em um pró-labore menor e uma distribuição de lucros maior, seu ganho se torna bem menos sujeito à incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Planejamento tributário para influencer

Além da distribuição de lucros, um influencer ainda consegue reduzir sua carga de impostos por meio de um planejamento tributário. Essa estratégia é composta por três práticas principais, nesse caso, que são:

Tudo isso pode ser feito com mais facilidade com o apoio de uma assessoria contábil, o que aponta novamente para a importância de se contar com um profissional desse setor.

Cabe mencionar, além disso, que toda pessoa jurídica que fatura acima de R$ 81 mil por ano e que, portanto, não atua como MEI, tem obrigação de realizar a escrituração contábil. Esse é um processo que só pode ser realizado por uma contabilidade.

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Planejamento financeiro para influencer

Gerir as finanças de um influenciador digital também certamente não é uma tarefa fácil. Isso porque existe um fluxo de transações mais complexo do que parece. Por isso, é importante botar tudo no papel e calcular o lucro de cada ação, seja ela de marketing, de parceria, ou de conteúdo orgânico.

Além disso, é importante organizar a parte financeira de modo a garantir a saúde das suas finanças. 

O rendimento de um influencer está constantemente sob risco, seja por causa das mudanças no algoritmo das redes sociais ou por causa das mudanças no mercado. Por isso, é crucial contar com o apoio de profissionais contábeis que entendam de finanças.

Consultoria para influencer

Tomar decisões sobre abertura de parcerias, fechamento de contratos, investimentos e demais processos da carreira nem sempre é simples. Contar com profissionais especializados, com conhecimentos jurídicos e financeiros, é uma excelente maneira de reunir todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha. É por isso que os serviços de consultoria contábil também são úteis.

Em outras palavras, a contabilidade para influenciadores digitais é uma solução para manter as finanças em ordem e consolidar a carreira de maneira formal e regularizada. Por esse motivo, vale a pena contar com esses serviços para ter mais organização e tranquilidade no dia a dia profissional.

Qual regime tributário é mais adequado?

O modelo de pessoa jurídica traz inúmeras vantagens já citadas para o influenciador digital. Para se registrar no CNAE é preciso escolher um regime tributário para o seu CNPJ.

Uma contabilidade especializada em influenciadores digitais poderá te ajudar escolher um desses:

MEI: Para os empreendedores individuais, o MEI te dá direito a abertura de um CNPJ, a contribuição mensal é baixa e te permite contratar até 1 funcionário, além de poder também emitir notas fiscais.

Simples nacional: Neste modelo de tributação, as empresas podem faturar até 4,8 milhões de reais anuais, e pagam todos seus impostos em uma única guia. As alíquotas ficam entre 6% e 19,5%.

Lucro Real: Este modelo é para quem possui um faturamento anual acima de 78 milhões de reais. Quem possui menores faturamentos também pode optar por este modelo.

Leia também: Como Deve Ser O Contrato De Trabalho Com Um Influenciador Digital?

Conclusão

Realmente é bastante coisa para um influencer e, sem experiência, fica bem difícil. Por isso é importante que o influenciador digital tenha a assessoria de um profissional contábil. Isso irá facilitar muito, não só na redução de custos tributários como no crescimento saudável da marca.

Se você quer ser autoridade e se tornar referência no que faz, precisa começar a pensar que sua imagem agora será sua empresa. E que isso traz algumas implicações jurídicas e fiscais.

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