Previdência Social IPVA
IPVA 2024: Veja se o seu carro estará isento do imposto no ano que vem
IPVA 2024: Veja se o seu carro estará isento do imposto no ano que vem
24/08/2023 10h19 Atualizada há 1 ano
Por: Ricardo
Imagem: freepik / editado por Jornal Contábil

Uma das maiores preocupações de quem possuí um carro, está relacionada ao IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), afinal de contas, todo o início de ano, milhares de motoristas precisam pagar uma fatia do valor do carro como contribuição para o estado.

Continua após a publicidade

Apesar de ser cedo para falarmos do IPVA no ano que vem, as pessoas que gostam de realizar planejamentos financeiros, e já querem discutir as questões relacionadas aos pagamentos iniciais do próximo ano já podem se atentar ao imposto.

Isso porque existe a possibilidade de que muitos motoristas possam garantir a isenção do IPVA em 2024. O motivo para isso está atrelado a idade do veículo, e o estado onde se reside. Logo, muitas pessoas que pagaram o IPVA este ano, poderão estar livres da contribuição no ano que vem.

Isenção do IPVA em 2024

Uma forma bastante comum de obter a isenção do IPVA é através do ano de fabricação do veículo. Isso ocorre porque muitos estados do Brasil concedem essa isenção com base no ano em que o carro foi fabricado.

Continua após a publicidade

É importante lembrar que o IPVA é um imposto estadual, o que significa que cada estado do país pode estabelecer seus próprios critérios para conceder ou não essa isenção.

Em estados como o Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Paraíba, Pará, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro e Piauí, é possível obter a isenção do IPVA para veículos com mais de 15 anos de fabricação.

No Mato Grosso, os motoristas podem garantir a isenção do imposto se os veículos tiverem mais de 18 anos de fabricação.

Continua após a publicidade

Em Alagoas, veículos fabricados até 31 de dezembro de 2002 estão isentos do IPVA. Nos estados do Acre, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, a isenção é aplicada a veículos que completaram 20 anos de fabricação.

Para Tocantins e Santa Catarina, veículos com mais de 30 anos de fabricação podem obter a isenção do imposto.

Por outro lado, nos estados do Rio Grande do Norte, Amapá e Roraima, o imposto é cobrado somente para veículos com até 10 anos de fabricação.

Em Minas Gerais e Pernambuco, é importante ressaltar que nesses estados a isenção do IPVA não é concedida com base no ano de fabricação do veículo.

Leia também | Fim Das Autoescolas Para Tirar A CNH É Confirmado Para 2024?

Isenção do IPVA por doença e PcD

Uma das maneiras mais reconhecidas de obter isenção do imposto veicular é direcionada a Pessoas com Deficiência (PcD) e, em certos casos específicos, a pessoas com determinadas doenças.

No estado de São Paulo, para aqueles que já tiveram isenção nos anos anteriores, o benefício será automaticamente renovado em 2023, desde que o veículo seja o mesmo. Contudo, se o veículo for diferente, será necessário solicitar novamente a isenção.

Quanto às condições para ter direito a esse benefício em São Paulo:

No entanto, a isenção do IPVA não se aplica somente aos casos de PcD. Algumas doenças também podem possibilitar a isenção desse imposto. Entre essas doenças, incluem-se:

É vital lembrar que as regras podem variar de acordo com o estado. Portanto, é indispensável verificar as informações por meio dos canais oficiais para garantir a precisão das informações.